Seu foco depende da umidade

Pense na água (o mais úmido que se pode chegar, certo?). Como ela se move? Ao longo de um rio, se há uma pedra, o elemento desvia para os lados e segue seu caminho. E quando a água para? Se está em um copo, assume o formato do copo. Em uma represa, acompanha sua geografia.

Agora esqueça da água em si, mas pense na sua adaptabilidade. Uma pessoa que se adapte bem a novos entornos pode ser considerada como a água, o máximo da umidade. E, quando digo entornos, quero dizer outras pessoas. Alguém como a água tentaria circundar obstáculos, passar pelos caminhos livres, isto é, seria sociável, evitaria conflitos, preocupar-se-ia com o bem-estar de todos.

Traga à mente agora a figura de uma pedra, a mais dura e seca que conseguir imaginar. Pense nela rolando montanha abaixo, em rota de colisão com uma árvore lá na base. A pedra por si só não mudará sua trajetória para evitar o choque. Ela continuará em frente e baterá na árvore e, então, uma de duas coisas pode acontecer: ou ela tem massa e dureza suficientes para quebrar a árvore e continuar seu caminho, ou ela não tem essas características e, seja quebrando-se ou não, será impedida pela árvore.

Como seria, então, uma pessoa dura e seca como uma rocha? Pense em pessoas determinadas: elas traçam um caminho, aceleram-se na direção que escolheram e seguem, chegando ao destino ou sendo impedidas por algo maior que elas no caminho. Mas não pense que pará-las seja algo fácil. Além de uma força maior que a delas ser necessária, o impacto ainda acontecerá, e não será nada agradável. E ainda podem não ser movidas apenas por objetivos, mas também por seus princípios e valores. Quando tomarem uma decisão, não será pelo bem-estar de quem quer que seja; será para manter a rota e chegar ao objetivo.

Se, mais uma vez, você me pergunta se é melhor ser úmido/adaptável ou seco/duro, mantenho minha resposta: nenhum é melhor que o outro. Quaisquer dessas características podem ser usadas para o bem ou para o mal. Use bem as ferramentas que lhe foram dadas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.