Reaja! Por favor, faça alguma coisa; qualquer coisa

O que acontece com uma pessoa introvertida e que se importa mais com pessoas que com seus valores e objetivos? Se você acompanhou os últimos artigos (aqui e aqui), sabe que estou falando de alguém frio e úmido. O introvertido, mais calmo e controlado, que precisa recarregar suas forças na solitude, ao ser mais voltado a pessoas, buscará boas experiências com os outros para que as relembre depois. De novo, e de novo, e de novo. Não estou falando de obsessão. A umidade quer estar ao redor de pessoas, mas a introversão vai pedir tempo sozinho. Então, como fazer para valorizar as pessoas na solitude? Fácil: é só se lembrar delas.

Mas, aí, vem uma ressalva: ninguém gosta de relembrar muitas e muitas vezes uma experiência ruim. Assim, a pessoa úmida e fria busca a todo custo ter apenas experiências boas. Isso significa tanto recusar convites para lugares onde teria pouco controle da situação quanto dissipar qualquer sinal de tensão que surja entre as pessoas reunidas. Essa é a principal característica de alguém com temperamento fleumático, aquele que é frio e úmido.

E tem mais: obviamente, querendo sempre apaziguar os ânimos, um fleumático de forma alguma gostaria de ser o motivo de estresse entre os presentes; assim, ele procura agradar a todos. É aí que começa o problema para quem tenta lidar com alguém desse temperamento. Você quer saber o que um fleumático quer comer? O que você quiser está bom. Onde ele quer ir? Contanto que não seja um lugar onde tenha de lidar com muitos estranhos, tanto faz. O que o faz muito feliz ou muito triste? Ele não sabe e, se você insistir em qualquer uma dessas questões, ele subitamente vai se lembrar de que deixou algo no forno.

Porém, o que é péssimo para relacionamentos pode ser proveitoso para as situações onde a emoção pode interferir. Por exemplo, em trabalhos acadêmicos, o que você sente por uma linha de pensamento ou outra não deveria favorecer nenhuma delas; apenas os fatos são importantes. Somando-se isto a sua paciência, fleumáticos também são atraídos para a engenharia, carpintaria ou qualquer área que exija atenção aos detalhes.

Ah, mas se, em vez de tentar fazer o fleumático falar dele, você quiser falar de si, pronto: você encontrou ouvidos atentos. Como você não está fuxicando os sentimentos dele, pode falar à vontade. A paciência e atenção aos detalhes vai depurar tudo o que você disser e lhe dar um conselho de volta; mas não espere nada muito específico, pois dizer “faça isto” ou “faça aquilo” é comprometer-se demais e fleumáticos não gostam de cobradores batendo à porta. E isso está fortemente ligado a sua completa aversão a conflitos. Lembre-se de que ele vai sempre tentar ser o diplomata da situação.

Apesar de não gostar de situações tensas, sabem lidar com a pressão repentina em um trabalho que exija atenção. Não que não seja desgastante. Assim, você pode encontrar esse tipo na polícia ou no corpo de bombeiros, mas provavelmente não na área de saúde, pois a situação de estresse pode se alongar um pouco demais para as forças de um introvertido.

Finalmente, por estarmos tratando de pessoas calmas, conciliatórias, que conseguem se concentrar mesmo sob pressão, com frequência você vai ver fleumáticos apenas observando, sem se envolverem. Primeiro, porque isso vai exigir certo compromisso. Segundo, conflito. Terceiro, ultrapassar seu limiar de irritação para que se atirem à ação é muito difícil. E quarto, se estiver concentrado em outra coisa, não vai sequer perceber o que se passa a sua volta. Justamente nessas horas você vai ter vontade (muita vontade) de agarrá-los pelos ombros e lhes dar um belo chacoalhão. (Isso se você não for um deles, claro.)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.