Você está errado e está me atrapalhando; estou com pressa!

Agora, voltemos nossos pensamentos para pessoas de outro temperamento que também valoriza objetivos e valores, porém que é extrovertido: nosso amigo colérico. Nos eixos que definimos aqui e aqui, ele seria quente e seco. Esta última característica que ele compartilha com o melancólico também o faz gostar de regras e atividades, porém a extroversão lhe dá um caráter mais prático; gostam de partir logo para a ação e cumprir o máximo que puderem, pois acredita que está carregando grandes responsabilidades sobre suas costas.

Outra nuance que a nuance quente confere aos coléricos é saberem colocar seus pensamentos em palavras, ao mesmo tempo em que lhes tira a paciência. Assim, saberão dizer exatamente o que querem e, caso não consigam a cooperação de alguém, não hesitarão passar por cima de quem se colocar no caminho.

Podem até ser mais encrenqueiros e intransigentes que os de outros temperamentos, porém são, também, líderes natos. Sabem canalizar todas as forças em direção ao objetivo para cumpri-lo o mais rápido possível (pois não há tempo a perder!). Esta determinação e força de vontade também fazem deles grandes defensores daqueles que amam; por mais que acabem valorizando mais seus valores e objetivos, ainda há pessoas importantes para os coléricos, assim como para os melancólicos.

Infelizmente, poderão julgar muito rápido e dificilmente respeitarão alguém que tenha menos capacidade que eles. E isso pode fazer com que seja muito difícil conviver com os coléricos. O jeito deles frequentemente será o melhor e o que dizem quase sempre estará certo; ai de quem não lhes der ouvidos! Justamente aí, a relação com os fleumáticos (seus opostos: introvertidos e que valorizam pessoas) fica interessante: o colérico vai ditar as regras; o fleumático vai ignorá-lo completamente. Isso poderá ferir profundamente o orgulho do primeiro, além de trazer à tona toda sua raiva. Pode até soar redundante, mas você não vai querer acender a cólera de um colérico.

2 comentários sobre “Você está errado e está me atrapalhando; estou com pressa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.