Você é frio ou quente?

O que é o calor? Fisicamente falando, é o fornecimento de energia às partículas que formam determinado corpo. A energia se distribui por tais partículas, agitando-as, fazendo-as colidirem mais e aumentando a temperatura e o volume (espaço ocupado) desse corpo.

Imagine o mesmo efeito com pessoas. Pessoas cheias de energia, agitadas, colidindo umas com as outras (metaforicamente; imagine colisões de ideias, não de corpos), fazendo aquilo que nasce dentro de suas mentes se expandir para o mundo através de sua fala e expressão corporal. Talvez o melhor adjetivo para essas pessoas seja extrovertidas (voltadas para fora). E, naturalmente, ao sê-lo, encontram maior conforto em eventos e pessoas, coisas externas a si próprias, tornando-se, assim, mais entusiasmadas e sociáveis. Não é apenas ser o oposto de tímido, mas ter o olhar voltado para fora de si. Você começa a falar algo sem saber onde vai chegar? Expressa-se com facilidade e, ao fazê-lo no meio de mais gente, sente-se revigorado? Se sim, você é quente.

E quanto ao frio? Novamente recorrendo à física, é ausência de calor. O mais frio que se pode chegar é o zero absoluto: um corpo completamente desprovido de energia. As partículas estariam em estase, sem movimento. Tal corpo ocuparia menos espaço, pois as partículas estariam mais próximas, retraídas.

Agora, de volta às pessoas. Cuidado para não associar a falta de energia térmica, em joules, do parágrafo anterior com pessoas sem energia. Imagine, porém, pessoas com movimentos mais controlados, calmas, que não dão tanta vazão àquilo que surge em suas mentes, silenciosas, “frias”. Sim, você matou a charada, são os introvertidos (voltados para dentro). São mais ligados aos próprios pensamentos e emoções (o que não quer dizer que não tenham empatia!). Em vez de saírem logo falando sobre algo que acabaram de descobrir, têm necessidade de refletir, processar, internalizar. Podem ser tímidos, sim, mas nem sempre, mesmo que possa ser extenuante estar rodeado por mais pessoas. Introvertidos precisam recuperar suas forças em momentos de silêncio e solitude (para não ter a conotação negativa de solidão). Uma vida interior, de autoconhecimento, e entendimento também das coisas do mundo exterior (talvez sem compreender direito as pessoas) é o prêmio da visão voltada para dentro de si. Dizem que você é reservado ou que não se anima? Tende a imaginar conversas que poderiam ter sido diferentes ou que talvez nunca aconteçam? Então você é frio.

Qual é melhor, você me pergunta? Nenhum dos dois. Em qualquer lugar da escala frio/quente é possível ser bom ou mau. Você decide.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.