Ainda não está bom o suficiente

Há introvertidos focados em seus valores e objetivos, o que os tornam frios e secos, conforme os eixos definidos aqui e aqui. Não tendo muito jeito com pessoas, são introvertidos que não apenas precisam estar sozinhos para recuperarem as energias, mas também preferem ficar isolados para que possam se concentrar nas tarefas que definiram. Essas são as pessoas de temperamento melancólico (pode parecer um nome negativo, porém nenhum temperamento é, por si só, bom ou ruim).

A ordem é muito importante na vida dos melancólicos, e sua opinião a respeito de pessoas é que são inconstantes: cada hora querem uma coisa, mudam de opinião, às vezes querem somente se distrair. Já é tão difícil entender a si próprio, que dirá tentar entender várias outras pessoas ao mesmo tempo, sem contar as inúmeras relações entre elas. Entretanto, coisas ficam em seus lugares (se ninguém as tira de lá), têm sua função (se você souber usá-las) e, nas mãos certas, cumprem seus papeis. Isso é muito mais simples do que a cabeça de qualquer pessoa e todas as suas reações bioquímicas.

O grande problema começa quando as pessoas interferem nas coisas, interferem na ordem. Quanto tempo o melancólico não dedicou no entendimento e organização de determinada questão para que, sem motivo, alguém venha e mude tudo? Tome muito cuidado: contrariar alguém com este temperamento lhe trará um inimigo implacável para a vida toda. Mas, caso caia nesse erro, sua sorte está no fato de melancólicos estarem muito mais afeitos ao planejamento e reflexão que à execução. Por outro lado, cair na graça de um deles é um grande presente: serão fieis e verdadeiros para sempre, o que mostra que eles não são insensíveis como parecem.

É importante respeitar a distância pedida por um melancólico sem nunca abandoná-lo. Como o caos está sempre à espreita, o que está bom agora pode desandar muito rápido. Aliás, isso é bem provável que aconteça, já diria Murphy, um dos melhores amigos dos melancólicos. Assim, as pessoas deste temperamento que são deixadas de lado têm grandes chances de caírem numa espiral de pessimismo: anseiam a perfeição (que não pode ser atingida), perdem a confiança, tentam sair da autopiedade pela perfeição em outro projeto, conseguem grandes resultados (porém não os consideram bons o suficientes), perdem a confiança, e assim por diante.

Justamente nessa hora, a ajuda de amigos é o que pode mudar a maré. Os melancólicos têm muita força de vontade e talento, basta que os ajudemos a acreditar nisso mostrando os bons trabalhos que, seguramente, já fizeram, pois são precisos, fieis, detalhistas, perseverantes, consistentes e organizados (muito mais que os fleumáticos, que podem ser distraídos pelas pessoas). Características essas que serviriam para torná-los grandes artistas, editores, educadores e analistas.

Resumindo, o melancólico que tem seu espaço e a sua ordem respeitados tem paz para realizar grandes feitos.

6 comentários sobre “Ainda não está bom o suficiente

  1. Muito bom seu material.
    Estudei todos os tipos de temperamentos e busquei mais qdo conheci também os eneagramas, mas ainda não estudados nos cursos de psicologia até onde sei.
    Parabéns!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Caro Lucas, vc nem sabe a falta que tinha dos seus conselhos, sei que ainda aos meus 57 anos, acho pedras fortes no caminho profissional, mas, como pessoa úmida, pra bem dos demais, e o meu bem próprio, sigo a via, além do tempo.Sou quente mas há situações pessoais que fazem de mim uma pessoa metódica e …sera timidez isso, mesmoque preciso de ficar sozinha? Brigada pelas suas lições, são gratificantes tanto mais, necessárias Desde Cuba, Bárbara

    Curtido por 1 pessoa

    1. ¡Qué gran honra poder ayudarte tanto mismo sin saberlo!

      Si eres extrovertida y húmeda, eres sanguínea; creo que la publicación de este temperamento saldrá en dos semanas.

      Hay el temperamento secondario y el tuyo puede ser el flemático; no hay nada de errado tener un temperamento mezclado, aunque un de ellos sea predominante.

      Espero que tengas familia y amigos cerca de ti siempre para ayudarte en el camino. Todos nosotros los necesitamos, sin excepción.

      Sigue fuerte en tu camino, ¿vale?

      Y si lo prefieres, escribe en español que te entiendo 🙂

      Gracias por visitar el site.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.