[TRADUÇÃO] Como Criar uma Marca e Fazer Sua Plataforma Crescer como Escritor

Esta publicação é uma tradução do original em inglês pela escritora Lorraine Ambers, disponível em

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Você está horrorizado por saber que uma enorme parcela de ser um autor bem-sucedido é fazer suas mídias sociais crescerem? Que é seu papel fazer propaganda, promover e vender livros? E que só depende de você criar uma marca confiável que se conecta com sua audiência?

Relaxe, você não está sozinho. Todos que estão começando enfrentaram os mesmos medos debilitantes. Independente de sua jornada e objetivos, os blocos construtivos são os mesmos. A parte mais difícil de construir uma plataforma é dominar suas dúvidas e se jogar para dentro do vagão da mídia.

Como criar sua marca e fazer sua plataforma crescer como escritor

Como escritora, eu imaginei que o sucesso aconteceria miraculosamente. Um agente iria, acima de milhares de escritores concorrentes, imediatamente encontrar meu talento. Juntos, iríamos assinar um contrato com uma editora que iria fazer propaganda, promover e vender meu livro para o mundo. Fique à vontade para rir, ou talvez concordar, mas infelizmente a indústria não trabalha mais assim. É provável que, mesmo que você tenha muita sorte para ser escolhido por uma editora, o orçamento para lançar seu livro seja curto. Como um autor desconhecido, se você planeja publicar de forma independente ou não, muito do trabalho sobra para você.

Eu sinto sua dor. Criar uma marca é aterrorizante. Mas, uma vez que o trabalho duro esteja feito, você será mais esclarecido na sua jornada para o sucesso. Aqui estão os três passos para começar:

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Faça acontecer

Passo 1: Sua Marca

Quem você está tentando atingir? Quem é sua audiência?

É aqui que você escolhe seu pseudônimo, tira uma foto de perfil fantástica e se prepara para criar uma logomarca. As coisas legais! As coisas inofensivas! Mas, lembre-se, também é importante identificar sua audiência, porque sabendo em quem você está mirando ajudará a ajustar sua presença online e desenvolver uma fundação forte sobre a qual você vai começar.

Mas vai além disso. Você não vai chegar longe apenas adicionando amigos e parentes no Facebook. Pesquise um pouco. Quais são as audiências demográficas ideais para o seu gênero? De que gostam, não gostam e o que buscam? Use esse conhecimento para mirar no seu mercado e se conectar com as necessidades de sua audiência. Não tem porquê compartilhar material sobre unicórnios e arco-íris se você está tentando se conectar com leitores de Dark Fantasy ou que gostam de suspenses góticos. Você quer seguidores que vão se engajar com você, que poderão potencialmente ter interesse naquilo que você escreve. Não basta o número de seguidores que você tem.

Passo 2: Escolha Seu Endereço de E-Mail com Sabedoria

Essa é a conexão básica para todas as mídias que você vai usar. Mantenha-o limpo e profissional. Separe-o de seus e-mails pessoais por conveniência e simplicidade usando um nome que reflita sua marca/você. Conecte cada uma de suas mídias sociais ao e-mail de sua marca e, então, estaremos no caminho certo.

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Créditos da figura: Social Media Marketing Mix via photopin (license)

Passo 3: Escolha Sua Mídia

Escolha um: Facebook, Twitter, Flicker, WordPress, Instagram, Blogger, YouTube, LinkedIn, Snapchat, Pinterest… Cada um é diferente, com seu conjunto próprio de facilidades e armadilhas. Sugiro tentar um de cada vez para evitar ansiedade desnecessária. Então, use aqueles que funcionam para você.

Independente da escolha, lembre-se de aplicar sua marca. Sua imagem e nome serão o ponto de partida. Daí em diante, sua voz autêntica, gostos e interesses vão ajudar outros a se conectarem com você. A melhor maneira de começar a ter seguidores é se conectar com pessoas que pensam como você. Não se engane: não há necessidade de fingir. Ser autêntico é a forma mais rápida e mais recompensadora de se conectar. Ganhe tração com comentários, curtidas e compartilhamentos. Assista, interaja e aprenda. Algumas mídias sociais se movem rapidamente, então erros são perdoados e esquecidos. Todos foram novatos em algum ponto e, anos depois, ainda cometem muitos erros.

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Então, mergulhe de cabeça. Aqui estão minhas dicas mais importantes:

  • Use ótimas imagens. Você só tem alguns segundos para atrair a atenção do leitor. Certifique-se de que cada imagem tenha boa resolução, combine com sua marca e verifique a necessidade de royalties. Nem todas as imagens são de graça.
  • Não gere spam. As pessoas vão deixar de seguir você. Em vez disso, conecte-se com seus leitores e deixe que venham até você.
  • Mantenha distância de tópicos complicados como política, abuso ou seu drama pessoal. Pergunte-se: Isso pode ferir minha marca? Essa é a opinião da minha maca? Isso vai trazer ou afastar seguidores? Afinal, isto é um negócio, então mantenha-o profissional.
  • Conecte-se com gente da sua indústria.
  • Quanto mais você publicar, curtir e compartilhar, mais confiança sua marca vai passar.
  • Fale de tópicos relevantes para sua marca. Crie conteúdo que leve sua audiência a se engajar com você através de perguntas, compartilhamento de links interessantes, citações e acrescentando novidades do seu gênero e de trabalhos em andamento.

Quanto você tiver dominado tudo, tente outra mídia. Lembre-se que seu tempo é valioso. Você não tem que se jogar em todas ao mesmo tempo, apenas naquelas que trazem os melhores resultados e trabalho para você.

Author Lorraine Ambers - fantasy romance writer

Então, aí está. Seja confiante, corajoso e explore o mundo virtual da socialização. Você tem dicas sobre marca e construção de plataformas? Ou talvez tenha alguma ótima experiência que gostaria de compartilhar com a comunidade? Não seja tímido, você sabe que adoro saber de você.

Obrigado pela visita e até a próxima. Much Love.

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4 comentários sobre “[TRADUÇÃO] Como Criar uma Marca e Fazer Sua Plataforma Crescer como Escritor

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