[TRADUÇÃO] Escritores, Identifiquem seu Público-Alvo

Esta publicação é uma tradução do original em inglês pela escritora Lorraine Ambers disponível em

https://lorraineambers.com/2019/07/11/writers-identify-your-target-audience/

Para saber mais sobre meu serviço de revisão e tradução, acesse

https://lucaspalhao.wordpress.com/2017/06/29/servico-de-revisao-e-traducao-de-textos-e-consultoria-para-escrita/


Escritores são criaturas ocupadas: além da escrita e edição, estamos continuamente desenvolvendo nossa marca e construindo nossa plataforma. Estamos constantemente lutando para alcançar e nos conectar com nossa audiência. Mas você já parou para pensar em quem são essas pessoas? Infelizmente, sua história não vai ter apelo para todos. Então, pergunte-se: quem vai ler seu livro?

Não devíamos desperdiçar nosso precioso tempo em mídias sociais, nos matando pela audiência errada. Queremos mirar nos leitores que vão achar nossa história irresistível, que vão se deliciar ao tirá-la de suas estantes e devorar os segredos que estão lá. É hora de parar de trabalhar demais e trabalhar com inteligência.

Então como os encontramos? Com um pouco de pesquisa, que deveria ser simples, certo? Lamentação interior… Mas não precisa se preocupar. Relaxe, nós somos escritores e cuidamos disso.

Primeiro, precisamos olhar de perto as preferências dos leitores. O que eles gostam de ver nas histórias que leem? E, então, pesquise um pouco mais sobre a demografia dos leitores. Aqueles que gostam, se identificam e se conectam com suas histórias.

background-books-business-flowers-review

Gênero e subgênero: Leitores tendem a gravitar ao redor de um gênero preferido. Meu gênero favorito é fantasia e, dentro dela, os subgêneros que adoro são alta fantasia ou fantasia épica, romance fantástico e romance paranormal. Mas tendo a evitar romance de ficção ou fantasia de trama de guerra.

Trama x Personagem: Alguns leitores querem uma história de ritmo lento, feita de eventos misteriosos. Outros querem desfrutar da jornada dos personagens, deliciando-se com seu desenvolvimento profundo. Meus livros são baseados em personagens com uma trama rápida, cheia de aventura e tensão.

Cenário do período e construção do mundo: Alguns leitores são atraídos por um período específico, um cenário particular, enquanto outros são atraídos pelo escapismo de um mundo completamente novo.

Art, pink, birds

Estilo de escrita: Talvez seu leitor deseje as delícias da prosa poética da ficção literária. Ou o fluxo fácil da escrita comercial com seu estilo direto.

Idade: A ficção é dividida em diferentes categorias: grau médio, jovem adulto, novo adulto e adulto. É importante determinar para quem você está escrevendo porque a idade do seu personagem e suas experiências deveriam ser interessantes para a faixa etária para a qual você escreve. Isso também tem impacto no tamanho do seu livro, já que a indústria tende a esperar livros que ficam em determinada faixa. Por exemplo, livros para jovens adultos têm geralmente entre 60.000 e 80.000 palavras.

Gênero: Não tem necessariamente um grande impacto na sua audiência, já que todos têm gostos individuais e isso não depende de gênero. Porém, é bom notar que alguns gêneros tendem a ter uma audiência maior. Romance talvez tenha mais apelo para a audiência feminina, enquanto histórias de duras guerras sejam preferidas por uma audiência masculina. Nem é preciso dizer que esses tipos de histórias podem ser aproveitadas por qualquer gênero.

Notepad-coffee-flowers-writer

E podemos continuar refinando nosso público-alvo com temas como cultura e raça, preferências sexuais, deficiências, saúde mental, religião e experiências traumáticas pessoais. Algum desses temas tem um papel importante no seu livro? Talvez eles se aproximem de uma audiência específica, que vai se conectar emocionalmente com o coração da sua história.

Assim que você tiver construído uma figura de quem é sua audiência, pergunte-se as questões a seguir: O que você gosta de ler? O que você gosta de escrever? Para quem você está escrevendo? Quais escritores escrevem trabalhos similares? Em que seção seu livro ficaria em uma livraria ou biblioteca?

Você pode não ser capaz de identificar seu público-alvo rápido. Ele pode se tornar mais óbvio ao longo do desenvolvimento da sua história. Quando eu comecei a escrever, pensei que minha audiência seriam os jovens adultos, mas após algumas reuniões com editores e agentes, percebi que meu livro era mais adequado para o gênero adulto. Então, não se estresse se errar. Tudo conta como experiência.

Author Lorraine Ambers - fantasy romance writer

Quais desafios você encara quando tenta identificar sua audiência? Por favor, compartilhe suas experiências. Voce sabe que adoro ouvir de você.

Obrigada pela visita. Até a próxima. Muito amor.

Pinterest    Instagram    Twitter    Facebook

© AUTHOR LORRAINE AMBERS AND HTTP://WWW.LORRAINEAMBERS.COM, 2019.

Eu, Lucas Palhão, nunca pensei muito além da faixa etária para a qual escrevo, mas acabo de perceber que estou cometendo um erro: mesmo mirando em jovens adultos, evitando linguagem chula e situações traumáticas demais, a idade dos meus personagens não condizem com a do meu público-alvo.

Hm, mas acabo de pensar em um exemplo: os desenhos dos Comandos em Ação, Seis Biônicos, He-Man e do Rambo tinham apenas personagens adultos, porém tinham as crianças como público-alvo.

Talvez eu não devesse levar desenhos animados em consideração, mas apenas livros. Acho que a Suzanne Collins acertou em cheio com protagonistas de 17 anos de idade em Jogos Vorazes e a H. K. Rowling fez o mesmo começando Harry Potter com o aprendiz de bruxo ainda criança e terminando como adolescente/jovem adulto.

Ainda outra coisa que eu também deveria considerar seja o gênero literário. Ia ser muito legal criar um mundo de super-heróis brasileiros, então eu deveria focar em fantasia urbana. Mas alta fantasia medieval também me encanta, aí fico dividido.

Vamos pensando. Uma hora eu encontro meu público-alvo.

Obrigado pela visita e um abraço,

Lucas Palhão

3 comentários sobre “[TRADUÇÃO] Escritores, Identifiquem seu Público-Alvo

    1. Olá, Fernando!

      Recebi seu conto, porém ainda não tenho o resultado.

      Estou trabalhando em um sistema que seja capaz de extrair todos os textos do meu e-mail, como informei nesta atualização:

      https://lucaspalhao.wordpress.com/2019/08/06/atualizacao-2-sobre-a-avaliacao-dos-contos-para-a-antologia-microcontos-volume-4/

      Peço desculpas por estar levando tanto tempo.
      Infelizmente, é a disponibilidade que possuo no momento.

      Vou continuar trabalhando o mais rápido para determinar o resultado e pagar o prêmio aos participantes.

      Um abraço,
      Lucas Palhão

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.