Como melhorar seu foco e sua disciplina

Para começar, não sou autoridade nesses assuntos. Nesse post, compartilho o que funciona para mim e porquê eu acredito que funciona, para que você possa aproveitar o que também for verdade para você.

Primeiro, para ter foco, é necessário um objetivo. Em “Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, de Stephen Covey, o autor começa descrevendo três hábitos que você pode desenvolver para se conhecer melhor e, consequentemente, usar suas qualidades (que talvez você ainda não conheça) para direcionar sua vida. O segundo hábito é definir um objetivo maior e o terceiro, priorizar. Ambos hábitos são difíceis de manter, mas chamo atenção para o terceiro. Às vezes, eu coloco prioridades iguais para tudo. E, sempre que o faço, não priorizo nada. Se você vai dividir sua atenção igualmente entre várias coisas, não terminará nenhuma delas. Pois bem, defina seu objetivo e suas prioridades. Já sabemos que não é fácil, mas não fazê-lo vai deixar você à deriva.

Depois, planeje. Se, depois de muito esforço, você descobriu onde quer chegar, divida tudo em metas pequenas. Quer saber o que é uma meta pequena? Talvez ler um capítulo de um livro, fazer uma série de exercícios, assistir a uma aula online, escrever um parágrafo. Escolha algo que você sabe como começar e que saiba dizer quando está terminado. Defina os limites da atividade.

Aí, vem a disciplina. Tendo definido as atividades, você terá que transformar o cumprimento delas em hábito. E, pelo menos para mim, para ser considerado um hábito, não posso parar nem aos sábados, nem aos domingos, muito menos nos feriados. Então, se você definiu o hábito de ler dez páginas por dia e uma atividade de ler um capítulo de cinquenta, já sabe que vai terminar esse capítulo em cinco dias. Não recomendo utilizar todo o tempo que você tem disponível em um dia útil para isso. Por exemplo, se você tem uma hora livre em casa por dia, não a use toda. Use quinze minutos, talvez meia hora. Pode ser que você precise de mais tempo em um dia ou outro, então deixe alguma reserva, que você pode usar para descansar quando não for necessária, ou para tirar algum atraso acumulado. Além disso, você não compromete muito tempo do seu fim de semana.

Agora que seus hábitos transformaram suas atividades em intervalos de tempo, organize tudo. Se possível, use uma ferramenta para lhe ajudar. Eu uso o Gantter for Google Drive para enfileirar as atividades e ter uma estimativa de quando vou atingir uma meta. Não complique muito para não perder tempo demais. Lembre-se que você tem um hábito para cumprir. E, quando quer que você falhe, não deixe que isso lhe desanime. Não falhe dois dias seguidos. Comece de novo e siga em frente.

Por fim, uma ferramenta, dessa vez mental, para ajudar você com tudo isso: a autossugestão. Diga a você mesmo o que você quer. Diga de novo. Diga outra vez. Convença-se. Separe um tempinho para lembrar a si mesmo onde você quer chegar, com o menor número de palavras possível. Agora que você conseguiu um foco, mantenha-o. Prepare-se, sempre, de antemão. Quando estiver indo para casa, lembre-se do seu hábito e visualize sua realização. Chegue em casa e faça logo, sem protelar. Quanto antes você terminar, mais rápido ficará livre.

Muito fácil, não é? Nem um pouco. Eu sei. Mas você não está sozinho. Compartilhe seus anseios, vitórias e falhas. Com discussões saudáveis podemos todos nos ajudar.

O que você tem deixado para depois? Em que você está se sabotando? Que ferramentas você tem tentado utilizar? Experimente deixar um comentário.

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7 comentários sobre “Como melhorar seu foco e sua disciplina

    1. Isso é um desafio pra mim, também. E acredito que da maioria das pessoas.

      Mas a gente consegue. Vamos compartilhando experiências e ferramentas que tudo vai ficando mais fácil.

      Obrigado! Que bom que gostou do blog.

      Curtido por 1 pessoa

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