Socialização Saudável

A socialização na adolescência é complicada: jovens desejam apenas fazer parte de grupos, e não criar amizades verdadeiras.

Uma socialização saudável depende da prática das virtudes. Mas como crianças ainda não sabem quais são elas, não as podem aprender umas com as outras.

Saber se os filhos estão inseridos em bons ambientes ao longo do dia depende da capacidade deles de se espressarem e da abertura e confiança que têm para com os pais. Assim, bons valores aprendidos em casa podem ser invalidados facilmente se a comunicação for falha no lar.

Com o encolhimento das famílias, uma falácia se tornou popular: a socialização acontece apenas nas escolas. Claro que também acontece lá, mas não quer dizer que seja impossível em qualquer outro ambiente. E, principalmente, valores devem vir das famílias, não daqueles que controlam os educadores.

A socialização vai muito além da escola e da família. Outros locais onde ela pode acontecer é em casas de repouso para idosos, instituições para pessoas especiais, famílias em necessidade e outros lugares onde haja necessidade de pessoas. Assim se pratica tanto a socialização quanto a caridade.

4 comentários sobre “Socialização Saudável

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.