[TRADUÇÃO] Dragões Penados

Esta publicação é uma tradução do original em inglês por TV Tropes disponível em

https://tvtropes.org/pmwiki/pmwiki.php/Main/FeatheredDragons

Para saber mais sobre meus serviços de revisão e tradução, acesse:

https://lucaspalhao.wordpress.com/2017/06/29/servico-de-revisao-e-traducao-de-textos-e-consultoria-para-escrita/


Dragões mudaram muito ao longo da história. De suas origens como cobras e serpentes gigantes que guardavam tesouros em locais sagrados na Mitologia Clássica, evoluíram para arquétipos satânicos monstruosos de mitos medievais, para geradores Tolkienianos de destruição por chamas e para as impressionantes feras parecidas com deuses da ficção moderna. Na fantasia e ficção modernas, alguns dragões passam por uma nova evolução — estão criando penas.

Em termos de aparência física, tais dragões podem variar de criaturas típicas com asas parecidas com as de pássaros a bestas com tufos ou cristas de penas em vários pontos do corpo. Mais abrangentemente, Criaturas Mistura-e-Combina podem ter distribuições mais equilibradas de características dracônicas e aviárias e algumas podem até mesmo ser primariamente aves com traços secundários de dragões.

Em termos gerais, há três razões para um dragão ser ilustrado dessa forma:

  • Para sinalizar que é uma criatura mais benevolente que a maioria dos dragões. Essa é uma aplicação direta de Asas do Bem, Asas do Mal — uma vez que pessoas tendem a gostar mais de pássaros que de morcegos, trocar as membranas quiropterianas dos dragões por asas de aves é um jeito rápido e conveniente de fazê-los parecer mais bonitos, benevolentes e simpáticos para o público. Mesmo quando essas criaturas são malignas, elas tendem a serem malignas no mesmo sentido em que A Luz Não é Boa em vez de praticarem a maldade monstruosa dos dragões tradicionais.
  • Para serem associados a Poderes Elementais como a água ou a eletricidade. Na ficção moderna, é comum ter dragões com aparência ou alinhamento elemental e representá-los usando elementos que remetem ao céu. Ter características físicas de animais associados ao ar e ao céu é uma boa forma de reforçar tais temas.
  • Dragões são répteis e, às vezes, também são dinossauros, e o consenso científico de que muitos dinossauros tinham penas está começando a aparecer na cultura popular. Trabalhos ligando dragões a dinossauros podem mostrar pelo menos alguns dos wyrms penados como parte do fato de que dinossauros estão associados a eles. Mesmo os predatórios theropods eram animais penados.

Veja também Serpente Penada para outro tipo de fera reptiliana penada com uma bagagem cultural própria (especificamente, eles recontam à divindades em forma de serpentes penadas presentes em religiões Mesoamericanas). Veja Dinossauros São Dragões para dragões e dinossauros que são retratados como relacionados ou intercambiáveis. Veja Dragões Felinos para outra representação de dragões com características de animais da vida real. Veja Asas do Bem, Asas do Mal. Veja Dragões são Divinos para dragões que são deuses ou próximos a deuses. Contraste com Todos os Animais são Cachorros, já que dragões são comumente exceções a esse tropo.


Comentário do tradutor:

Achei interessante a ressalva sobre alterar a percepção do dragão alterando suas características físicas!

Isso me dá algumas ideias…

2 comentários sobre “[TRADUÇÃO] Dragões Penados

  1. Eu já vi dragões com pelos como no filme “Meu Amigo Dragão”. E com penas, só lembro de ter visto o Ojutai, do jogo “Magic: the Gathering”, o qual gosto muito (que é o do título do artigo).

    Seja como for, uma coisa não tinha me passado pela cabeça: que a imagem destes dragões menos reptilianas também os tornam mais agradáveis aos nossos olhos e fazem com que eles possam ser mais associados ao bem e menos ao mal. Não é incrível?

    Parabéns pelo artigo!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.