Quando a Religião pode ser Negativa

Religiões podem ser levadas a extremos que não apenas causam danos à sociedade em geral, como também impedem que um “fiel” em busca de ganho próprio aproveite os benefícios do fator da fé.

Pessoas de orientação religiosa extrínseca, que entram para comunidades em busca de influência, status ou poder, denigrem a imagem das religiões a ponto de gerarem preconceitos contra os fiéis de verdade.

Por outro lado, quem tem orientação intrínseca possui uma vivência profunda da fé, sendo capaz de servir à comunidade até mesmo em próprio detrimento, nunca em busca de reconhecimento. Esses são os benfeitores invisíveis que mantêm as religiões vivas, também servindo de pilares para a sociedade.

2 comentários sobre “Quando a Religião pode ser Negativa

  1. Religião sempre será um tema que desencadeia deveras questionamentos, principalmente em nosso país – estado laico – a Bíblia vira constituição na casa de muita gente. Mas interessante a discussão que trouxe, infelizmente muitos se afastam mesmo da religião – pilar da fé – por causa de outros q estão ali apenas por poder.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi, Maby!

      Fico feliz que tenha gostado.

      Respeitando a opinião de cada um, para mim, há coisas mais importantes a serem seguidas na Bíblia que na constituição, principalmente se temos (ou pelo menos tentamos de verdade) ter a orientação intrínseca de que falei.

      Ir contra a constituição pode me colocar na cadeia, mas ir contra a Palavra vai condenar minha vida eterna (mais uma vez, respeitando opiniões, pois sei que não são todos que acreditam).

      Obviamente, nenhum intrínseco vai ler no Antigo Testamento que algum inimigo deveria ser morto e sair matando gente por aí, coisa que os extrínsecos já não têm o discernimento de evitar.

      Muito obrigado pela visita e pelo comentário!

      Abraço!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.