[TRADUÇÃO] Dragões Sobre o Yin Yang

Esta publicação é a tradução do original em inglês por TV Tropes disponível em

https://tvtropes.org/pmwiki/pmwiki.php/Main/DragonsUpTheYinYang

Para saber mais sobre meu serviço de tradução, revisão e consultoria, acesse

https://lucaspalhao.wordpress.com/2017/06/29/servico-de-revisao-e-traducao-de-textos-e-consultoria-para-escrita/


Em trabalhos visuais sobre o misticismo do leste asiático ou artes marciais cinematográficas, as chances são muito boas de aparecer ou o taijitu (conhecido no ocidente como o símbolo “yin-yang”) ou um dragão oriental (ou um lóng chinês ou o tatsu japonês) em algum lugar. Seja em um artefato raro, em um pergaminho pendurado na parede de um templo ou na estampa dos robes de um sensei, a presença de um ou dos dois elementos servem para lembrar a audiência que Coisas Orientais Maneiras acontecem aqui.

Tipicamente, o dragão é usado para indicar a maneirisse enquanto o taijitu indica o misticismo, mas muitos trabalhos usam um ou ambos apenas pela atmosfera. Particularmente sem sentido é a ilustração desses dragões cuspindo fogo, uma vez que a maior parte dos dragões orientais eram espíritos de água*. Pontos extras se houver a imagem de um dragão ao redor de um yin-yang.


* Eles eram guardiões de rios, deuses da chuva
e alguns viviam em poços. Os quatro dragões
mais poderosos da mitologia chinesa são os
Senhores dos Oceanos dos mares do Leste, Sul, Oeste e Norte.

Na maior parte, semelhança com a vida real é uma questão de preferência pessoal: A maior parte dos templos vietnamitas e tailandeses têm mais chances de ter imagens de Buddha, apesar de templos chineses poderem ter relevos de dragões esculpidos nas paredes, pilares e/ou teto e/ou pequenos taijitu esculpidos no topo da entrada principal. Isso porque o taijitu se originou do taoísmo — uma religião completamente separada do budismo (apesar de que, quando o budismo chegou à China, estava misturada ao taoísmo) que não é amplamente adotada pela cultura tailandesa ou vietnamita, ao contrário do que acontece no extremo leste da Ásia. Dependendo da área, a maior parte dos asiáticos pode ficar dias sem ver nenhum dos símbolos citados e o único dragão que alguém pode encontrar na maioria das escolas de artes marciais é um poster do Bruce Lee em algum canto. Outros asiáticos podem ver um dragão diariamente devido à presença de um altar em suas casas.

Por outro lado, há um pouco de Verdade na Televisão envolvida: o taijitu é um símbolo enraizado na filosofia e religião asiáticas, e dragões orientais são símbolos tradicionais de poder e força. Mas esses dois símbolos rapidamente se tornaram sobreusados devido a Poucas Fontes de Referências e, portanto, criaram esse tropo.

Repare que esse tropo não se aplica aos símbolos que são usados em contextos que não envolvem artes marcais ou misticismo asiático. Um restaurante chinês com um tema de dragão não caracteriza o tropo; um restaurante chinês com um tema de dragão dirigido por uma seita de monges shaolin, por outro lado…

Veja também Zodíaco Oriental, Estereótipos Nacionais, Todo Mundo Estava Lutando Kung-Fu e Instantaneamente Maneiro: Apenas Acrescente Dragões!. Acrescente um tigre e você tem diversão.


Comentário do tradutor:

Muito interessante como erros de pesquisa (como os dragões lóng cuspindo fogo) que passam desapercebidos se propagam tanto que passam a se tornar naturais: já vi muitas produções visuais usando esse tipo de dragão cuspindo fogo.

Ainda mais interessante é o uso de elementos apenas para deixarem a obra mais apelativa. Creio que, hoje em dia, o mais usado devam ser tronos de ferro e dragões por causa de Game of Thrones.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.