[TRADUÇÃO] Desenvolvendo Conflito e Resolução nas Suas Histórias

Esta publicação é uma tradução do original em inglês pela autora Lorraine Ambers, disponível em

Developing Conflict and Resolution in your stories

Para saber mais sobre meu serviço de revisão e tradução, acesse

https://lucaspalhao.wordpress.com/2017/06/29/servico-de-revisao-e-traducao-de-textos-e-consultoria-para-escrita/


Personagens são o coração de uma história, a trama é seu esqueleto, porém o sangue que corre em suas veias é o conflito. Sem ele, seus personagens não têm pelo que lutar, não têm um arco a ser desenvolvido e sua trama vai minguar e morrer. Nessa publicação, vamos explorar desde conflitos internos e externos até elementos de resolução que podem ser usados para criar um livro bem dinâmico.

Pen-notebook-stationary-flower-coffee-blog banner

As peculiaridades dos protagonistas precisam ser selecionadas com cautela para cada história. As histórias deles vão diversificar suas personalidades e moldar seus objetivos. É importante entender onde a jornada do personagem começa para que você possa planejar suas reações e entender suas crenças limitantes. Você deveria saber o que eles querem e quais necessidades estão escondidas.

Dentro do protagonista há o equilíbrio delicado de sua história de vida e, mesmo antes de a trama começar, pode haver um conflito borbulhando sob sua superfície. Em outras palavras, o conflito é Pessoa x Si mesma. Eles lutam contra uma doença mental? Estão mantendo um segredo profundo e sombrio?

Talvez o conflito seja Pessoa x Sociedade. Seu personagem está desesperado para escapar da vida em família aparentemente perfeita mas profundamente sem graça? Mas se eles partirem em busca de fama e fortuna, serão desprezados pela comunidade em que cresceram?

Outros tipos de conflitos a serem considerados são: Pessoa x Paranormal = História assustadora de fantasmas; Pessoa x Ambiente = Uma aventura emocionante onde o personagem deve sobreviver a um ambiente hostil e desconhecido, e; Pessoa x Tecnologia = Exterminador do Futuro!

Info graphic, character’s personal iceberg metaphor
Metáfora do Iceberg Pessoal de um Personagem
Comportamento (ação – linha da história)
Enfrentamento (posturas)
— Linha da água —
Sentimentos (alegria, tristeza, raiva, medo)
Sentimentos sobre sentimentos (decisões sobre sentimentos)
Percepções (pensamentos, crenças, valores, suposições, ideias, realidade subjetiva)
Expectativas (de si mesmo, para outros, de outros)
Anseios (amor, aceitação, pertencimento, criatividade, conexão, liberdade etc.)
Si mesmo (espírito, núcleo, força vital, essência, ser, alma)

O que realmente está acontecendo?

Quando consideramos essas questões, um personagem-sombra surge e, a partir dele, podemos construir um personagem com nuances usando toda sua história, peculiaridades e objetivos. Uma vez que o conflito apareça, torne-o pessoal, dê uma conexão emocional ao personagem de forma que o leitor fique interessado na resolução da questão também.

Torne o conflito específico ao seu personagem. Criar um “campeonato” com a ideia do seu herói e vilão jogando em times opostos não cria tração. Mostre ao leitor que os personagens acreditam que vencer vai atender uma necessidade e, assim, terá capturado a atenção dele.

Nós podemos usar as mesmas técnicas para construir nosso antagonista, possivelmente com a intenção de criar um personagem que vai propositalmente desafiar nosso protagonista (Pessoa x Pessoa). Talvez, ambos tenham o mesmo objetivo, mas usem de maneiras diferentes para atingi-lo. Se o protagonista não leva jeito na sociedade, um antagonista ousado e irritante criaria um conflito natural.

Continue criando tensão adicionando camadas de conflito. Cada obstáculo cria uma oportunidade para a vitória ou a derrota. Continue aumentando o que está em jogo, construa barreiras que impeçam que seu protagonista atinja seus objetivos a menos que ele alcance o impossível. A pressão do tempo vai turbinar o ritmo do seu livro. Para que seu herói vença, ele terá que sofrer primeiro. E lembre de manter o conflito realista no seu gênero, mundo e trama.

Author Lorraine Ambers - fantasy romance writer

Eu adoro o conflito Pessoa x Pessoa. Ele faz maravilhas no gênero romance, mas também uso Pessoa x Sociedade. Qual o seu método favorito de conflito? Compartilhe seu estilo de escrita comigo! Você sabe que adoro saber de você.

Obrigada pela visita. Até a próxima vez. Much love.

Pinterest    Instagram    Twitter    Facebook

© AUTHOR LORRAINE AMBERS AND HTTP://WWW.LORRAINEAMBERS.COM, 2019.

Um comentário sobre “[TRADUÇÃO] Desenvolvendo Conflito e Resolução nas Suas Histórias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.