[TRADUÇÃO] Diferenças Entre Capítulos e Cenas

Esta publicação é uma tradução do original em inglês por Lorraine Ambers disponível em

Se quiser contratar meu serviço de tradução e revisão, por favor, acesse

Serviço de Revisão e Tradução de Textos


Capítulos e cenas têm papéis diferentes em um livro e você seria perdoado se acreditasse que os dois são a mesma coisa. Só que não são! Enquanto capítulos são fáceis de se identificarem em um livro, cenas são partes estruturais mais sutis. Na publicação dessa semana, vamos quebrar os elementos funcionais das cenas em partes e mergulhar nos aspectos criativos dos capítulos.

books-writing tips-blog banner

Capítulos são as decisões criativas que aparecem para desenvolver o ritmo e, mesmo que tenham um ar de estrutura, servem na verdade para gerar mistério para o leitor e mantê-lo na sua história. Isso não é empregado apenas no começo do seu livro, mas continuamente feito no começo e final de cada capítulo, para motivar seu leitor a terminar mais um capítulo, então outro, até que finalmente tenha investido na história como um todo. Para mais dicas, leia Como Prender um Leitor Desde a Primeira Frase.

Livros podem ser escritos com tão poucos ou tantos capítulos quantos você queira. Capítulos grandes dão uma sensação de ritmo lento, enquanto capítulos curtos jogam a tensão nas alturas. Eles podem inclusive conter uma única frase. Enquanto alguns livros quebram cada capítulo para um novo Ponto de Vista (PdV), essa decisão é unicamente do escritor.

pexels- ideas, pin-board, character files, novels, writing

Cenas são feitas de ossos estruturais, contendo uma meta, conflito, e desastre subsequente. É seguido de uma reação, um dilema e uma decisão.

Se esses conceitos são novos para você, leia Quatro Formas de Estruturar um Livro e Como Planejar a Jornada do seu Protagonista, onde os explico melhor.

Cada cena é como uma peça de dominó. Quando colocadas corretamente, cenas criam uma linha invisível de causa e efeito que quase sem esforço alimentam sua trama inteira.

— K. M. Weiland

Como você dispõe capítulos e cenas em seu livro é inteiramente decisão sua. Um capítulo pode abranger uma cena inteira, mas não necessariamente. Uma vez que você entende as diferenças entre os dois, pode desenvolver o ritmo, os ganchos e as viradas em torno das estruturas das cenas. Isso também depende das necessidades da sua história e dos objetivos dos seus personagens. Talvez você escolha dividir os elementos de uma cena por muitos capítulos.

Love writing, notebook, pencil, tea

Enquanto o ciclo de quebra de capítulos revela o fluir do seu livro, quebras de cena mostram mudanças dentro da história. Há quebras abruptas e leves para ajudar a definir esses elementos.

Quebras Abruptas: São geralmente destacadas por duas linhas entre parágrafos. Também pode ser representado em um manuscrito por uma tralha. Porém, em livros, você pode encontrar um símbolo, três asteriscos ou um traço longo no centro da página. Indicam o seguinte: Uma mudança de Ponto de Vista, um grande salto de tempo, como em flashbacks, ou a introdução de um novo cenário.

Quebras Leves: Indicam mudanças menores e podem ser uma ferramenta sutil de ritmo, representadas por um espaço entre parágrafos. São mudanças pequenas de cenário ou tempo, usadas sem interromper o fluxo da cena. E.g., os personagens vão para outro cenário enquanto continuam seu diálogo.

Se você estiver confuso sobre cenas e capítulos, meu conselho é experimentar e confiar nos seus instintos. Provavelmente você já está no caminho certo. Porém, desenvolver maestria em uma nova técnica fortalece sua arte. Essa é a alegria de ser um artista!

Author Lorraine Ambers - fantasy romance writer

Como você usa capítulos e cenas? Juntos, ou você gosta de misturar as coisas? Talvez você nunca tenha pensado muito nisso e prefira deixar que o instinto e a criatividade tomem as rédeas. De qualquer forma, por que você não compartilha suas ideias? Você sabe que adoro saber de você.

Thanks for stopping by. Until next time, Much Love.

Pinterest    Instagram    Twitter    Facebook

© AUTHOR LORRAINE AMBERS AND HTTP://WWW.LORRAINEAMBERS.COM, 2019.

2 comentários sobre “[TRADUÇÃO] Diferenças Entre Capítulos e Cenas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.