O que é criatividade?

Às vezes nos deparamos com algum desafio que não conseguimos resolver usando simplesmente ferramentas que aprendemos com o tempo.

Por exemplo, um dia decidi, pela primeira vez, participar da seleção para uma coletânea de contos, a Poderes, cujo tema era pessoas com habilidades extraordinárias.

Eu já havia rabiscado uma coisa ou outra antes, porém sem nunca ter estudado muito sobre escrita.

O medo de não ser aceito e a vergonha de ter alguém lendo ficção que escrevi eram enormes. Mesmo assim, juntei tudo o que tinha de criatividade e coloquei no papel. O resultado? Já que eu te conto.

Neste excelente artigo sobre criatividade, o conceito é definido como a capacidade de pensar de forma diferente.

E para quê eu iria querer pensar diferente, oras?

Quando a rotina começa a pesar e você se sente desanimado, é hora de mudar alguma coisa.

Entramos tantas vezes no automático que esquecemos que uma mudança só depende de nós.

Está sem tempo? Tente trocar a ordem das tarefas diárias. Quem sabe não dá para encaixar alguma atividade nova?

A vida está chata? Mude algo que tem que fazer todo dia, como usar um meio de transporte diferente, substituir o computador pelo celular em alguma tarefa ou ler algo inusitado enquanto precisa esperar.

Não tem tempo de ler? Então ouça! Se tiver acesso a um arquivo .mobi da obra, pode pedir para algum aplicativo de leitor digital ler para você. (Ainda vou fazer uma publicação inteira sobre isso, já que é desse único jeito que eu tenho conseguido ler ultimamente.)

Aliás, desânimo ou rotina cansativa não são os únicos problemas que temos. Podemos usar de criatividade para resolver qualquer tipo de contratempo! Se tiver alguma experiência interessante, conte-nos nos comentários!

Mas como surge algo novo em nossas cabeças?

Na verdade, nada é realmente novo. Pensar diferente ou ser criativo é juntar as coisas que você viu, sabe e conhece, misturando tudo para criar mosaicos diferentes dos criados anteriormente.

Pois bem, foi usando essa tal colagem de experiências que fiz um conto sair da minha cabeça para o processador de texto. Um pouco da minha experiência na faculdade, algum conceito de um projeto em que trabalhei, mais algumas coisas que fiquei sabendo sobre a cidade et voilà: um conto inteiro.

E, para minha surpresa, o texto foi aprovado! Depois disso, apareceu na coletânea junto de outras histórias que esbanjam criatividade e aí está o resultado:Resultado de imagem para poderes darda

Se você quiser exercitar sua criatividade, posso te ajudar.

Eu e o professor Victor Hugo, escritor mais experiente que eu (veja uma das obras dele aqui), estamos montando uma oficina online de criatividade. Mas, antes de entregarmos algo muito diferente daquilo que você espera, estamos colhendo informações sobre o interesse das pessoas no evento.

Então, seria de grande valia para criarmos a melhor oficina possível se você pudesse responder a um rápido questionário (é rápido, mesmo: você responde em menos de 2 minutos):

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfbQGrWon5lL_9ICsL5I5ozSk8b6e2ffMn4TtJM3piZoeAmnw/viewform?fbclid=IwAR2UYyGNpZ92rERa_E0wY2biowmIsH_LBgxmGZAsOWFOe5g3zzV2wnvYipI

E se puder compartilhar essa publicação ou o link do formulário, ficamos mais gratos ainda!

Espero ver você na oficina!

2 comentários sobre “O que é criatividade?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.