[TRADUÇÃO] Quatro Formas de Estruturar um Livro

Esta publicação é uma tradução do original em inglês por Lorraine Ambers disponível em

Four Ways to Structure a Novel


Cada escritor tem um processo diferente, uma forma diferente de criar, e cada história é única na forma em que é contada. O que todas têm em comum são as regras de estruturação básica. Nesta publicação, vamos explorar quatro tipos diferentes de planejamento de estrutura da história. Então, fica a seu cargo decidir como usá-los.

Para desenvolver qualquer uma dessas estruturas, é importante lembrar de avançar a história a cada cena para que a trama e/ou personagem ganhem tração. Você pode fazê-lo ao perguntar para cada cena e/ou capítulo: Como? Quem? O quê? Onde? Quando? E por quê? Considere, ainda, qual o Incidente Instigante: o que começa a mover sua história? Dê uma olhada em uma das minhas publicações anteriores Como Planejar a Jornada do seu Protagonista, onde entro em detalhes como riscos, conflitos e o momento do despertar.

pexels- ideas, pin-board, character files, novels, writing

A Estrutura em Três Atos

O primeiro ato é a preparação. É basicamente um quarto do seu livro e revela o protagonista em seu cenário habitual, seguido do Incidente Instigante, o catalista que inicia tudo e aumenta os riscos.

O segundo ato é sobre o confronto. Tomando cinquenta porcento de seu livro, o protagonista enfrenta obstáculos que aumentam a tensão, levam o personagem a desafiar a si mesmo e a suas crenças, empurrando-o em direção ao objetivo dele. Os obstáculos continuam a se empilhar até o clímax do ato dois.

O ato final é sobre resolução. O último quarto da história contém o clímax final. Então, a ação começa a desacelerar e obstáculos vão sendo vencidos até se atingir o desfecho.

book pen artist writer author Lorraine Ambers fantasy romance novel YA

A Jornada do Herói

Através desse método, também conhecido como monomito, o escritor planeja o caminho do protagonista por nove estágios, começando na terra natal, aventurando-se a deixar sua terra com orientação, encontrando dificuldades, até que vença o desafio e retorne para casa. Nesse método, o escritor usa o Final em Círculo, como discutimos na publicação da semana passada: Seis Maneiras Magníficas de Terminar um Livro.

Os nove estágios são:

  1. Introdução ao mundo do herói
  2. Chamada para ação
  3. Cruzamento do limiar
  4. Encontro do mentor
  5. Primeiro desafio
  6. Tentação
  7. Momento de escuridão interior
  8. Batalha final
  9. Retorno para casa

pexels-nature-wisdom-inspiration

A Estrutura Espelho

Esse método divide a história em dois. A primeira metade consiste em obstáculos cada vez maiores para o protagonista. A segunda metade os revisita em ordem reversa, resolvendo os conflitos, terminando, novamente, onde o protagonista começou.

A complexidade dessa divisão é decisão apenas do escritor. Ele vai criar cada problema em um cenário diferente ou com diferentes antagonistas para colocar lenha na fogueira? Ou, talvez, manter a divisão sutil, apenas trabalhando o conflito e as resoluções?

maps-desk-notes writing novel ideas

O Ciclo Objetivo à Decisão

Esse método pode ser usado tanto para criar o arco do personagem quanto ser aplicado ao processo de planejamento. É um modo flexível de criar a estrutura.

Parte 1: O ciclo se inicia

No início de uma cena, seu personagem terá um objetivo que deseja alcançar.

O conflito será introduzido como um obstáculo, impedindo que seu personagem atinja o objetivo. Assim, a ele deve ser apresentada uma oportunidade de crescer e se desenvolver ou ser chamado para uma ação.

O resultado, infelizmente, será uma falha. O desastre acontece apesar de o personagem dar o seu melhor.

Parte 2: Chegando à reação/lições

O personagem reage emocionalmente, promovendo crescimento pessoal.

dilema é baseado em qual ação devem tomar a seguir. Ele aprendeu com suas falhas e consegue a oportunidade de fazer melhor da próxima vez.

Uma vez que tenha tomado uma decisão, o personagem recebe um novo objetivo ou segue novos passos para atingir o objetivo.

O ciclo recomeça, de novo e de novo, até que o personagem tenha chegado ao fim de sua história.

Author Lorraine Ambers YA fantasy romance

Alguns escritores planejam cada detalhe de seus livros: são os Planejadores. Outros pegam um conceito e começam a moldar a história enquanto ela cresce em torno das vidas de seus personagens: são os Improvisadores. E, finalmente, há o tipo de escritor que está na metade do caminho, rascunhando a estrutura e deixando o resto para a imaginação: os Planevisadores.

Que tipo de escritor você é? E quais métodos você usa para estruturar seus livros? Por favor, compartilhe nos comentários. Você sabe que adoro saber sua opinião.

Obrigado pela visita. Até a próxima. Much Love.

Pinterest    Instagram    Twitter    Facebook

© AUTHOR LORRAINE AMBERS AND HTTP://WWW.LORRAINEAMBERS.COM, 2019.

Para contratar meu serviço de revisão e tradução, por favor acesse:

Serviço de Revisão e Tradução de Textos e Consultoria para Escrita

8 comentários sobre “[TRADUÇÃO] Quatro Formas de Estruturar um Livro

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.