[TRADUÇÃO] Dinossauros São Dragões

Esta publicação é uma tradução do original em inglês por TV Tropes disponível em:

https://tvtropes.org/pmwiki/pmwiki.php/Main/DinosaursAreDragons

 


 

Clay: Você não consegue falar com ela? Você é praticamente um desses bichos!

Dojo: Como é que é?! Isso é como dizer que você é praticamente um macaco! Ela é pré-histórica e isso é ofensivo para dragões! Só porque ela fala com um sotaque britânico não quer dizer que ela seja inteligente! Nós sopramos fogo, voamos e mastigamos com a boca fechada!

Duelo Xiaolin

O que poderia ser mais perigoso (ou mais maneiro) que um T-rex? Um T-rex que voa e sopra fogo.

Isso é um bom exemplo de tropo que parece transformar uma coisa em outra. Basicamente, algumas pessoas não aceitam a semelhança entre alguns dinossauros e dragões.

Os dois são répteis gigantes, certo? Eles já são tão similares, então por que não tornar todos os dinossauros carnívoros assustadores? Porque, oras, grandes lagartos têm que comer carne, assim como os dragões! E se eles se encontrarem com humanos, precisam comer todos eles! Iguais aos dragões!

E, já que tocamos no assunto, por que não associar dinossauros com vulcões que vertem lava? Ou até mesmo dar-lhes a habilidade de soprar fogo? Seria um desperdício não fazê-lo, certo?

Essa associação é prevalente em livros de aventura pulp, filmes B e videogames que se passam em mundos pré-históricos onde Tudo Está Tentando Matar Você.

Há um pouco mais de justificativa para essa confusão na mídia oriental devido a um erro de tradução de longa data. Quando fósseis foram descobertos na China antiga, pensaram se tratar de ossos de dragão (mais precisamente, ossos deixados por dragões que atingiram sua forma final capaz de voo). Muitos fósseis moídos foram vendidos como “pó de osso de dragão”. Ninguém sabe quantas descobertas importantes foram perdidas por causa de superstição. De qualquer forma, as palavras “dragão” e “criatura pré-histórica” na maioria das línguas asiáticas são muito parecidas, sendo usadas para se referir tanto a dinossauros quanto a dragões. E isso explica muito do porquê tantos dinossauros chineses têm nomes derivados de dragões. Além disso, esclarece o porquê, especialmente em videogames, de criaturas parecidas com dinossauros trem habilidades de sopro de fogo e criaturas parecidas com dragões serem identificadas como dinossauros.

As origens ocidentais desse tropo são um pouco mais complicadas. Pode ter algo a ver com a noção popular que associa tempos remotos com muitos e muitos vulcões ativos. Havia muita atividade vulcânica no Cretáceo, mas certamente não tanto quanto mostrado na ficção — havia mais gás venenoso que rios de lava e tempestades de fogo pra todo lado. Entretanto, se você der uma olhada na arte do início do Paleolítico, não vai ver apenas toneladas de lava, mas também muitos dinossauros que se parecem com dragões perambulando em uma paisagem pré-humana primitiva infernal. Alguns críticos de arte, como W. J. T. Mitchell, se perguntaram se a “posição tripé” vista nas primeiras ilustrações de dinossauros bípedes como o Tiranossauro Rex deveria, pelo menos inconscientemente, trazer à mente imagens bíblicas da “cobra esticada”. E, por falar nisso, esse tropo provavelmente tem alguma relação com a fé, tanto de certos criacionistas quanto de alguns criptozoólogos, de que alguns dinossauros sobreviveram à extinção em massa e inspiraram histórias de dragões. Um tal de Kent Hovind vai mais longe, a ponto de dizer que algumas espécies “devem” ter soprado fogo (porque A Bíblia — ou pelo menos a versão do Rei Tiago, que foi criada e dedicada a um homem que literalmente escreveu um livro sobre caça às bruxas — menciona dragões) e podem ainda existir em algum Mundo Perdido ou na Amazônia, ou algum outro lugar.

A versão mais antiga do tropo está gradualmente se tornando mais e mais desacreditada quanto mais se infiltra na consciência da cultura pop que dinossauros, na verdade, foram apenas outro tipo de animal. A versão mais nova ataca o problema de um ângulo diferente: agora parece que Dragões São Dinossauros. Alguns poucos antropólogos estão sugerindo que muitas das lendas de criaturas fantásticas foram baseadas em fósseis interpretados erroneamente. Inclusive, isso pode estar relacionado com recentes ilustrações de Dragões Emplumados — como agora é um fato bem-estabelecido que dinossauros carnívoros tinham características de pássaros e outros animais emplumados, dragões associados a eles podem ter recebido penas como resultado.

De qualquer forma, procure por mundos fantásticos onde magos encontram fósseis de dragão e perceba que dragões lendários acabam por ser dinossauros sobreviventes.

Dinossauros São Dragões pode ser considerado um subtropo de Monstro Pré-Histórico, que fala de ilustrações pop de vida pré-histórica em geral. Veja também Nossos Dragões São Diferentes, Salamandra Flamejante, Havia Dragões Aqui, Voador Gigante, Répteis São Repugnantes, Ptero Voador e (naturalmente) Licença Poética — Paleontologia.

Note que o tropo não se limita a dinossauros e pode se aplicar a outros répteis pré-históricos como pterossauros também.

Um comentário sobre “[TRADUÇÃO] Dinossauros São Dragões

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.