[TRADUÇÃO] Dragões com Características Felinas

Esta publicação é a tradução do artigo original da TV Tropes disponível em:

https://tvtropes.org/pmwiki/pmwiki.php/Main/CatlikeDragons

 


 

Eu pensei que um dragão seria como um gato em alguns sentidos, com aquele mesmo tipo de atitude arrogante.

— Christopher Paolini

Dragões são uma daquelas criaturas fantásticas com muitas variações, dependendo da era, cultura e criador. Geralmente são reptilianos, mas também podem ter penas como pássaros ou mesmo características de mamíferos. Porém, algo que aparece mais frequentemente do que se espera são dragões que parecem e agem como gatos.

Em alguns casos, isso é sutil, com simples alusões aos olhos e as patas serem vagamente felinas, ou referências à tradicional arrogância atribuída a felinos ou a como gatos brincam com suas presas. Em outros, porém, isso pode ser escancarado, resultando em dragões que literalmente se parecem e agem como gatos. Esse fenômeno não é novo. Na verdade, há argumentos de que a inspiração original para os mitos de dragões ao redor do mundo foi um híbrido de vários predadores encontrados pelos humanos primitivos, incluindo grandes felinos.

Ambos dragões europeus e asiáticos incorporaram características felinas no passado, apesar de usarem formas diferentes. Diz-se que o dragão chinês é a combinação de vários animais, entre eles o tigre, e são comumente desenhados com garras, bigodes e focinhos parecidos com os de felinos. Dragões europeus tendem a ser mais claramente reptilianos, mas seus movimentos e o formato dos olhos são geralmente descritos como os de gatos.

Apesar disso, escritores mais recentes têm mais chances de evidenciar a fofura dos aspectos felinos de um dragão em vez de sua ferocidade. Se répteis são repugnantes, ter algumas características mamíferas reconhecíveis ajuda a criar um personagem dragão simpático. Dragões vis que são descritos como felinos geralmente enfatizam os aspectos perversos e selvagens.

Um Dragão de Ombro age como uma combinação lagarto/gato doméstico com frequência. Contraste com Todos os Animais São Cães, uma vez que dragões costumam ser uma exceção a essa regra. Veja também Dragões Emplumados para outra representação de dragões com características de animais que não sejam répteis.

2 comentários sobre “[TRADUÇÃO] Dragões com Características Felinas

  1. Boa tradução!
    Lembro que ouvi em um podcast que até o autores de D&D se renderam a este vínculo entre dragões e felinos principalmente na hora de descrever os músculos de suas patas (sendo os dragões répteis, era para eles terem as patas mais próximas de um jacaré que de um gato).
    E nem o “Magic: the Gathering” escapou disso quando criou a carta “Wasitora, the Nekoru Queen”. Veja-a a tire as suas conclusões.
    Bom trabalho mais uma vez!

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.