[TRADUÇÃO] Dragões com Características Felinas

Esta publicação é a tradução do artigo original da TV Tropes disponível em:

https://tvtropes.org/pmwiki/pmwiki.php/Main/CatlikeDragons

 


 

Eu pensei que um dragão seria como um gato em alguns sentidos, com aquele mesmo tipo de atitude arrogante.

— Christopher Paolini

Dragões são uma daquelas criaturas fantásticas com muitas variações, dependendo da era, cultura e criador. Geralmente são reptilianos, mas também podem ter penas como pássaros ou mesmo características de mamíferos. Porém, algo que aparece mais frequentemente do que se espera são dragões que parecem e agem como gatos.

Em alguns casos, isso é sutil, com simples alusões aos olhos e as patas serem vagamente felinas, ou referências à tradicional arrogância atribuída a felinos ou a como gatos brincam com suas presas. Em outros, porém, isso pode ser escancarado, resultando em dragões que literalmente se parecem e agem como gatos. Esse fenômeno não é novo. Na verdade, há argumentos de que a inspiração original para os mitos de dragões ao redor do mundo foi um híbrido de vários predadores encontrados pelos humanos primitivos, incluindo grandes felinos.

Ambos dragões europeus e asiáticos incorporaram características felinas no passado, apesar de usarem formas diferentes. Diz-se que o dragão chinês é a combinação de vários animais, entre eles o tigre, e são comumente desenhados com garras, bigodes e focinhos parecidos com os de felinos. Dragões europeus tendem a ser mais claramente reptilianos, mas seus movimentos e o formato dos olhos são geralmente descritos como os de gatos.

Apesar disso, escritores mais recentes têm mais chances de evidenciar a fofura dos aspectos felinos de um dragão em vez de sua ferocidade. Se répteis são repugnantes, ter algumas características mamíferas reconhecíveis ajuda a criar um personagem dragão simpático. Dragões vis que são descritos como felinos geralmente enfatizam os aspectos perversos e selvagens.

Um Dragão de Ombro age como uma combinação lagarto/gato doméstico com frequência. Contraste com Todos os Animais São Cães, uma vez que dragões costumam ser uma exceção a essa regra. Veja também Dragões Emplumados para outra representação de dragões com características de animais que não sejam répteis.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s