Esta publicação é uma tradução do original em inglês pela escritora Lorraine Ambers disponível em:
https://lorraineambers.com/2019/04/18/how-to-plan-your-protagonists-journey/
Durante a jornada de todo mundo existem esperanças, aspirações e sonhos. E para que quaisquer deles se cumpram, alguns passos precisam ser seguidos para chegar até o objetivo seguido. O objetivo superficial.
Dicas de Escrita: Como Planejar a Jornada do Protagonista
Agora aqui está a parte traiçoeira, a verdade escondida atrás daqueles desejos: O que nós queremos não é o que precisamos. No subconsciente, o que esperamos que aconteça são um band-aid de pensamento desejoso. A mentira inerente que contamos a nós mesmos é que quando completarmos X, Y ou Z, de alguma forma, nos sentiremos melhores, seremos completos e transcendentemente felizes.
Mas, na verdade, um emprego que pague melhor, uma casa maior ou um carro mais veloz nunca vão preencher o vazio do qual tentamos escapar. E isso se aplica aos nossos personagens também. Portanto, são apenas objetivos superficiais. Para descobrir de que nosso personagem precisa, devemos cavar mais fundo e entrar no primeiro estágio do arco do nosso personagem.
Quando começamos a alinhar as necessidades do nosso personagem, nos deparamos com conflito e o que se coloca no caminho do personagem. Como eles vão superar isso, o que precisam aprender e como vão se adaptar? Qual é a motivação deles para fazê-lo? Isso, em parte, tem uma relação direta com as características de personalidade deles, mas também com fatores externos e internos, que promovem o encontro entre o personagem e a trama.
Na semana passada, explorei o conceito de como prender a atenção de leitores desde a primeira linha através de curiosidade e conflito. Aqui, exploramos um conceito similar de como prender a atenção de leitores por meio de personagem, conflito e riscos.
A Jornada do seu personagem
Personagem principal
Objetivo superficial: O que eles querem?
Qual é a sua motivação / quais falsas crenças os limitam / quais mentiras contam para si mesmos?
Objetivo final: De que precisam?
Riscos: Quais são eles? O que perdem se falharem?
Momento de revelação: O que precisam aprender? O que precisam perceber ou encontrar?
http://www.lorraineambers.com
O que leva seu personagem a ser bem-sucedido? O que está em risco se ele falhar? E, ainda mais importante, por que o leitor deve se importar?
Criar um personagem crível, por quem o leitor torça, é o primeiro passo. O restante é função da trama. Uma história intrigante é aquela que joga com os seguintes fatores: conflito, riscos e uma tentativa frustrada de chegar a um resultado, seguido da percepção do que o personagem tem feito e que não funciona, a oportunidade de tentar de novo e aprender com as falhas passadas e, por último, a decisão final — o personagem desperta e cresce ou continua o mesmo? Como isso afeta o desfecho da história?
Para informações mais detalhadas desses conceitos, recomendo visitar o blog fantástico da K. M. Weiland
www.helpingwritersbecomeauthors.com
O que você achou da publicação dessa semana? Compartilhe sua opinião e dicas. Você sabe que adoro saber o que pensa.
Obrigado pela visita.
Until next time, Much Love.
6 comentários sobre “[TRADUÇÃO] Como Planejar a Jornada do seu Protagonista”