[TRADUÇÃO] Arma de Sopro

Este artigo é uma tradução do original da TV Tropes disponível em:

https://tvtropes.org/pmwiki/pmwiki.php/Main/BreathWeapon

 


 

O seu sopro acende o fogo, e da sua boca saem chamas.

— Jó 41,21 (descrevendo o Leviatã)

Mitologia e folclore estão repletos de dragões e outras criaturas que cospem fogo, veneno corrosivo, gases nocivos, raios de energia, relâmpagos, e outras exalações exóticas e catastróficas de suas bocas. A mídia moderna aplicou a ideia a feras fantásticas, Kaiju, criaturas de mundos alienígenas, zumbis, e ocasionalmente até a robôs, e expandiu os efeitos para incluir raios flamejantes de aniquilação reluzente. Em outras palavras, coisas brilhantes saindo das bocas de coisas grandes que podem destruir outras coisas.

Classicamente um atributo de criaturas que possuem, pelo menos fisicamente, características animais — não importa o quão eruditas e nobres possam ser. Quando humanoides vomitam destruição de suas bocas, quase sempre têm pelo menos um traço de corrupção ou, no melhor caso, atavismo. De acordo com o antropologista David D. Gilmore, isso acontece porque a boca simboliza o órgão da predação, evocando um dos medos primitivos da humanidade daquilo que costumava caçá-la. Dado que as únicas experiências de seres humanos com expulsões orais são geralmente cuspe ou vômito, infere-se que qualquer coisa saindo da boca é desagradável. Qualquer que seja a razão, está lado a lado com os Olhos Brilhantes da Condenação como um sinal infalível de inumanidade. Em contraste, heróis geralmente emitem disparos de destruição de suas palmas (apesar de vilões também fazerem o mesmo).

Algumas armas de sopro são especialmente comuns:

  • Ácido: Mesmo não sendo exatamente uma arma de sopro, a cusparada ácida é geralmente incluída em listas de armas de sopro. Uma versão baseada em sopro também existe, em que o personagem exala uma nuvem de névoa corrosiva.
  • Fogo: A arma de sopro mais típica e icônica, o fogo é quase obrigatório para dragões e criaturas relacionadas, ainda que qualquer um com poderes de fogo bem desenvolvidos possa demonstrar essa habilidade.
  • Gelo: Outra arma de sopro popular, o gelo é geralmente incluído como uma inversão direta do popular sopro de fogo. A forma mais comum é uma ventania de ar gelado que congela tudo o que toca, e saraivadas de estilhaços de gelo não são raras.
  • Relâmpago: Mesmo que não seja uma habilidade baseada em sopro no sentido estrito, personagens e criaturas com laços fortes o suficiente com eletricidade são conhecidos por cuspirem relâmpagos.
  • Veneno: Como o ácido, que pode ou não ser tratado como exatamente a mesma coisa, armas de sopro baseadas em veneno podem tanto vir em jatos de líquido tóxico quanto em nuvens de gases nocivos.

Um tipo específico de Artista de Rua ou membro de um Circo de Horrores — conhecido como soprador de fogo ou engolidor de fogo — usa a prestidigitação de um mágico para parecer soprar fogo. Exemplos desse tipo podem aparecer nesta página também, uma vez que esses truques podem ser extremamente perigosos tanto para o artista quanto para a plateia.

Compare com Zarabatana, Lança-chamas de Bebida, Raio Óptico, Me Faz Querer Gritar, Arma Nasal, Super Cusparada e Super Sopro. Veja também Luz de Garganta e Disparo das Mãos.

Contraste com Ataque a Boca.

3 comentários sobre “[TRADUÇÃO] Arma de Sopro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.