[TRADUÇÃO] Como Prender um Leitor Desde a Primeira Frase

Esta é uma tradução do artigo original da escritora Lorraine Ambers disponível em:

https://lorraineambers.com/2019/04/10/how-to-hook-a-reader-from-the-first-sentence/

 


 

Todos sabemos que impressões contam, desde o título até a primeira frase. Então, se você perdero leitor nesse ponto, é provável que eles não voltarão. Quem quer que tenha dito não julgue um livro pela capa provavelmente não estava na indústria da escrita. A primeira linha precisa ser brilhante, apresentar algo curioso, chocante ou que entretenha, e precisa ser um exemplo da sua melhor escrita.

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Não temam, colegas de escrita. Vocês não estão sozinhos ao editar essa tão importante linha pela trilhonézima vez. É algo com a qual a maioria de nós vai brigar em algum ponto.

Aqui estão alguns exemplos de excelentes primeiras linhas. Elas prendem sua atenção por tempo suficiente para que você pense o que está havendo aqui? Vamos dar uma olhada e, talvez, você reconheça algumas delas.

Levou sete anos para escrever a carta direito.

A Sargento Azul tinha esquecido quantas vezes a disseram que deveria assassinar seu amor verdadeiro.

O parafuso que passava pelo tornozelo de Cinder tinha enferrujado e as marcas da cruz gravada se desgastaram até se tornarem um círculo desgastado.

Eu me lembro de estar deitada na neve. Um pequeno ponto vermelho de calor esfriando, cercada de lobos.

Eu odeio ter que me vestir como um homem.

Depois de um ano de escravidão nas Minas de Sal de Endovier, Celaena Sardothien estava acostumada a ser escoltada para todo lugar em grilhões e a ponta de espada.

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Então, quais foram os ingredientes mágicos para criar uma ótima frase?

Elas encorajam o senso de curiosidade ou choque: Por que ela tinha que se vestir como homem? Por que ela tinha um parafuso enferrujado no tornozelo? O que era tão importante que levou sete anos para ser escrito?

Elas apresentam um conflito para o leitor: Ela vai escapar da escravidão? Por que ela tem que matar o amor da vida dela e ela vai se safar? Os lobos vão matá-la?

Ao combinar curiosidade e conflito você joga o leitor direto na ação, onde as coisas estão prestes a começar, chegando ao coração da história o quanto antes.

Mesmo que seja tentador atrair o leitor com descrições bonitas e longa prosa, você corre o risco de perder o interesse do leitor antes que eles tenham chance de conhecer seu personagem.

O mesmo pode ser dito de uma abertura com diálogo: o leitor ainda não teve a chance de se oriendar na história, menos ainda de se envolver com seu personagem. Por que eles se importariam com o que estão dizendo?

Por outro lado, abrir com um diálogo interno dá uma perspectiva mais profunda, potencialmente permitindo que o leitor se acostume com o seu personagem principal através de seus pensamentos e ações.

Não se esqueça de verificar seu livro favorito e veja se suas primeiras linhas chamam sua atenção.

Author Lorraine Ambers - fantasy romance writer

Obrigada pela visita.

Until next time, Much Love.

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© Autora Lorraine Ambers and http://www.lorraineambers.com, 2019.

 

 

 

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