9 Maneiras de Melhorar sua Escrita

Este post é uma tradução do artigo original no Medium por Brad Stulberg disponível em:

https://medium.com/personal-growth/9-ways-to-get-better-at-writing-ff6525cd163a

 


 

Escrever bem é difícil. Muito difícil. Não há atalhos ou hacks. O único jeito de se desenvolver é pela prática. Ainda assim, há alguns princípios que podem acelerar o processo.

Escreva todos os dias

Mesmo se for um único parágrafo. Puxa, mesmo que seja uma única frase! Talvez mais que qualquer outro esforço, eu descobri que consistência é primordial para o desenvolvimento como escritor. Separe tempo todos os dias, mesmo que apenas 15 minutos, para escrever.

Leia todos os dias

Enquanto você lê, note o que você gosta em algumas passagens (faça o mesmo) e note o que você não gosta em outras (evite).

Faça exercícios físicos todos os dias

Meu melhor trabalho — das ideias para artigos a parágrafos a frases — sempre parecem surgir na minha mente no meio de uma atividade física. Considere o exercício como parte do seu trabalho.

Durma com um caderno

Durante grandes projetos de escrita, geralmente acordo no meio da noite com ideias que valem a pena serem exploradas — algumas vezes até parágrafos prontos — na minha cabeça. Eu rapidamente as anoto em um caderno que mantenho no meu criado-mudo, então posso voltar a dormir sem ter que me preocupar em mantê-las na minha cabeça.

Crie uma rotina

Eu escrevo na mesma hora, em alguns lugares específicos (alguns cafés na vizinhança) com a mesma bebida (americano com leite fervido) e comendo a mesma coisa (castanhas e cereal). Eu faço tudo o que posso para afastar a incerteza — o terror — de uma página em branco.

Não escreva e edite ao mesmo tempo

Quando escrever, apenas escreva. Tirar coisas da cabeça e colocá-las no papel é difícil o bastante. Não torne isso impossível tentando ser elegante na primeira vez. Minha rotina é simples: escrevo à tarde, edito o trabalho do dia anterior na manhã seguinte e, então, volto a escrever à tarde.

Pare enquanto está bem

Se você estiver escrevendo por mais de 90 minutos e o caminho começar a ficar tortuoso, pare! Tentar forçar a barra é quase sempre contraprodutivo. Além disso, se você parar enquanto estiver bem, é mais fácil voltar em um ponto positivo do trabalho.

Trabalhe e retrabalhe e retrabalhe mais um pouco

É praticamente impossível fazer algo bem na primeira tentativa, ou na segunda, ou até mesmo na terceira. Aceite que você — como qualquer outro escritor — precisa trabalhar como um artesão. Remover as arestas de uma frase não é algo pelo qual se frustrar. É algo para se aceitar. Ainda, leia seu trabalho em voz alta. Fazer isso é a melhor forma de sair de sua própria cabeça, algo importante para ter certeza de que seu trabalho faz sentido para os outros.

Escreva para si mesmo primeiro

Se você acha o que está escrevendo interessante, as chances de você fazer um bom trabalho ao escrever e de sua audiência também achar interessante são maiores.

 

Se você achou esse post valioso, espalhe a mensagem recomendando (no pequeno coração [no Medium]).

E, se você está interessado em mais detalhes e suas aplicações (e quer dar suporte à minha escrita), por favor, considere comprar meu novo livro Peak Performance: Elevate Your Game, Avoid Burnout, and Thrive with the New Science of Success.

Brad Stulberg escreve sobre saúde e a ciência do desempenho humano. Ele é um colunista na Outside Magazine e na New York Magazine. Siga-o no Twitter: @Bstulberg.

 

Ver no Medium.com

3 comentários sobre “9 Maneiras de Melhorar sua Escrita

    1. Excelente artigo, super sucinto e de fácil compreensão que capta a curiosidade do leitor. Eu tambem tenho por hábito andar com o meu caderninho atrás! 🙂 Obrigado pelas dicas! Um abraço do MVaidoso!

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.