[TRADUÇÃO] Os Erros e Acertos na Escrita de Diálogos

 

Esta é uma tradução do artigo original em inglês disponível em

https://lorraineambers.com/2019/04/03/the-dos-and-donts-of-writing-dialogue/

 


 

A melhor forma de criar imersão para um leitor é através das experiências dos personagens, usando seus sentidos e arredores, mas também seus pensamentos e reações. Portanto, o diálogo é uma ferramenta importante para qualquer escritor.

Nós já vimos de perto Como Criar Cenários Realistas e Como Escrever Conteúdo Persuasivo no seu livro, então não se esqueça de dar uma olhada neles.

Writing tips-blog banner

Aqui vai minha lista de erros e acertos na escrita de diálogos.

Acerto — Mantenha a voz do seu personagem consistente: Cada personagem pensa e age de diferentes maneiras, então reflita isso naquilo que dizem. Eles deveriam ter um padrão único de discurso ou vocabulário. Tão poderoso quanto o que dizem é o que não dizem. Uma longa pausa ou reflexão interna faz maravilhas.

Erro — Arraste a conversação com preenchimento irrelevante, como conversa fiada ou pequenos sons que tendemos a usar (hã, hum, bem, é…). Não há espaço para isso no seu livro. Tudo o que é dito e feito deve ter o propósito de avançar a trama.

Acerto — Acrescente conflito e tensão ao diálogo para manter o interesse do leitor.

Erro — Polua seu diálogo com nomes de pessoas. Geralmente, isso é feito apenas quando um personagem está tentando chamar a atenção de alguém ou provar algo.

Notepad-coffee-flowers-writer

Acerto — Pontue e formule seu diálogo. Mantenha seu manuscrito consistente com os marcadores de fala escolhidos (travessão ou aspas duplas) e lembre de começar uma nova linha quando o interlocutor muda.

Erro — Esqueça a importância de rótulos de fala. Se o leitor tem que voltar várias linhas para descobrir quem está falando, então você perdeu o interesse dele; um pecado mortal no mundo da escrita. Adicionar um simples ele disse ou um ela disse, no começo ou fim da fala, pode fazer uma grande diferença. Mas use-os moderadamente, apenas para que o leitor seja capaz de identificar quem está falando.

Acerto — Use movimento para mostrar o que seu personagem está fazendo e pensando através de ações e gestos.

background-books-business-flowers-review

Erro — Traduza as emoções dos seus personagens com advérbios, como disse tristemente, com mau humor ou com raiva. Isso é contar. Em vez disso, mostre através do diálogo e do movimento.

— Saia! — Ben cerrou os punhos e os dentes.

ou

— Vá embora! — Ben se afundou no seu assento e encarou o chão.

Acerto — Dê preferência ao verbo dizer a outros verbos de fala como exclamar, esbaforir, gaguejar ou chorar (reclamar). Simplifique e deixe o diálogo e a ação falarem por si.

Erro — Use o diálogo como uma oportunidade para explicar. É aqui que o personagem explica a trama. É o pior tipo de contar em vez de mostrar.

Acerto — Aproveite a oportunidade de revelar informações sobre os personagens: o que as falas dizem ao leitor a respeito da idade, cultura e passado deles? Em The Magicians (Os Mágicos) de Lev Grossman, Janet faz referências à cultura pop durante seu diálogo. Isso não revela apenas a época em que ela cresceu, mas também seu espirituoso senso de humor.

The Magicians by Lev Grossman Review Fantasy Author

Erro — Abuse de jargões, gírias e sotaques. Isso pode se tornar irritante para o leitor. Enquanto uma expressão escocesa possa até ter algum charme, o abuso pode se tornar uma luta para o leitor, que passa a tentar decifrar cada uma das falas do personagem. Da mesma forma, gírias ficam ultrapassadas e se tornam irrelevantes. Culturas diferentes usam sequências de frases diferentes, então o que funciona em uma parte do mundo pode não fazer sentido em outra.

Acerto — Verifique seu diálogo lendo-o em voz alta para ver se soa natural e se seria algo que o personagem diria. Um pouco de atuação não dói, então divirta-se e use a criatividade.

Author Lorraine Ambers - fantasy romance writer

Até a próxima. Com amor.

Pinterest    Instagram    Twitter    Facebook

© AUTHOR LORRAINE AMBERS AND HTTP://WWW.LORRAINEAMBERS.COM, 2018.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.