Mystery Blogger Award

Fui indicado pelo Alan, do blog Anatomia da Palavra, pela mãe do Ludo e do Vico, do blog Ludo e Vico, e pela Sabrina do SteLivros, ao prêmio Mystery Blogger Award. A descrição oficial do prêmio diz:

“O ‘Mystery Blogger Award’ é um prêmio para blogueiros incríveis com postagens engenhosas. Seu blog não só cativa; ele inspira e motiva. Eles são um dos melhores e eles merecem todo reconhecimento que eles conseguem. Este prêmio também é para blogueiros que acham diversão e inspiração em blogs e fazem isso com tanto amor e paixão”. (Okoto Enigma)

É uma grande honra! Muito obrigado. Espero estar divertindo meus visitantes e assinantes, bem como promovendo a literatura nacional.

As regras do prêmio são as seguintes:

  1. Colocar o logo/imagem do prêmio no seu blog;
  2. Listar as regras;
  3. Agradecer a quem o nomeou e fornecer um link para seu blog;
  4. Mencionar o criador do prêmio;
  5. Contar a seus leitores três coisas sobre você;
  6. Nomear até dez pessoas;
  7. Notificar os seus indicados comentando no seu blog;
  8. Pedir a seus candidatos que respondam cinco questões de sua escolha, perguntas estranhas ou engraçadas;
  9. Compartilhar um link para sua melhor postagem.

 

Bem, as quatro primeiras estão cumpridas. Vamos à quinta. Três coisas sobre mim:

  1. Eu não gosto de batata palha, nem de pipoca (eu sei, devo ser alienígena…)
  2. Meu sonho é trabalhar em regime home office, principalmente se for apenas com escrita literária. Mas eu já ficaria muito feliz trabalhando em casa no desenvolvimento de software.
  3. Tenho quase 33 anos e a coisa que mais me diverte na face da Terra são videogames. Também adoro filmes, séries e ler, mas um bom jogo me relaxa mais do que qualquer coisa. Muita gente me acha infantil por isso, mas eu pergunto: por que existem jogos para maiores de 18 anos se videogame é coisa de criança?

 

Agora, vamos aos meus nomeados:

 

Vou notificar os indicados assim que possível.

Em seguida, respondo às cinco perguntas deixadas pelo Alan.

  • Qual o doce mais doce do que o doce de batata-doce?

Doce que é doce não precisa ser mais doce que o doce de batata-doce só para provar que é doce. Qualquer doce demasiadamente doce, por exemplo, doce de leite, me dá uma sensação horrível nos dentes!

  • Se fosse para você ser um personagem de um livro que você já leu, qual livro você escolheria?

Ter a capacidade dedutiva do Sherlock Holmes não ia ser ruim! Mas o psicológico dele, não muito enfatizado nas histórias, deve ser um bocado estranho…

  • Como seria um dia perfeito para você?

Acordo às 5h e tomo um café com a família na frente do Netflix. Depois, cada um vai para seus afazeres e jogo algumas partidas de algum jogo online divertido. Almoçamos na frente do Netflix. Jogamos algo em família por algumas horas. Leio algum livro de ficção científica ou fantasia. Tomamos café na frente do Netflix. Escolhemos dois filmes bem legais para assistirmos juntos. Jantamos e nos preparamos para o próximo dia. Dormimos bem cedinho. (Eu já disse que devo ser alienígena?)

Deixa eu esclarecer uma coisa: não acho certo ficar comendo na frente da televisão. A gente deixa de socializar e não presta atenção no que come, aumentando a chance de ingerir muita besteira. De vez em quando, não tem problema, então, como estou descrevendo um dia perfeito, que teoricamente não aconteceria sempre, tem muitas refeições na frente da TV.

  • De todas as coisas inúteis da vida, qual a mais inútil de todas?

Agora vou polemizar. Perdão a todos os fãs, que são muitos no Brasil, mas, para mim, não tem nada mais inútil que o futebol. Não falo do esporte em si. Praticar esportes é muito bom. Mas quero dizer que todo o vício e o mercado criado em volta do futebol no Brasil me tira do sério. Ver gente vidrada na frente da TV ou mesmo nos estádios, perdendo tempo e dinheiro, me dá nos nervos. Porém, nada de espalhar o ódio. Eu respeito o gosto dos outros assim como gosto que respeitem o meu.

  • Você já pensou que a vida possa ser um sonho, do qual seria possível acordar a qualquer momento?

Já joguei muitos jogos com esse tema, então já pensei mais de uma vez a respeito. Segundo minha fé, creio que a vida seja mais ou menos isso mesmo. Só que o que você faz no seu “sonho” afeta o que acontece quando você “acorda”.

 

E, agora, às cinco perguntas deixadas pela mãe do Ludo e do Vico.

  • Qual é a sua sobremesa favorita?

Essa é difícil porque eu não sou muito de comer doces, mas, de vez em quando, eu me recompenso com um chocolate Sensação.

  • Qual é o seu cheiro favorito?

Ah, o cheirinho do meu filho é hipnotizante 🙂

  • Descreva a pior roubada para a qual teve que ir para agradar alguém?

Bom, para quem não gosta muito de sair de casa, como eu, simplesmente ter que sair já é uma pequena roubada. Não consigo me lembrar de nenhuma que tenha sido traumatizante, mas as festinhas da pré-adolescência eram particularmente muito desconfortáveis para mim.

  • Por quanto tempo consegue guardar um segredo?

Para sempre.

  • Para quem ou o quê você pede ajuda quando se desespera?

Primeiro, para Deus. Depois, para minha família.

 

E as respostas às perguntas da Sabrina.

  • Por que você criou seu blog?

Em 2013, eu fiz um curso chamado The Future of Storytelling, no portal iversity.org, que me inspirou a começar na escrita literária. Só que eu precisava voltar a estudar para o doutorado e achei que seria boa ideia publicar as coisas que eu ia estudando. Assim surgiu o Caverna Sem Dragão (https://cavernasemdragao.wordpress.com/). Mais tarde, em 2014, ajudando um amigo que estava fazendo mestrado, tive a ideia de começar a escrever posts para servir de base para um livro. E, para ficar mais atrelado a mim, criei esse blog com o meu nome. Esse livro ficou pronto esse ano e se chama Como Escrever uma Dissertação. Veja o post relacionado aqui: https://lucaspalhao.wordpress.com/2017/06/16/como-escrever-uma-dissertacao-ja-esta-disponivel/. Então, em 2015, descobri que eu devia publicar com mais frequência para atingir mais pessoas e conseguir mais visitas no blog. Só que eu não tinha tanto o que falar sobre apenas um assunto. Foi aí que decidi colocar o subtítulo de Aleatoriedades de uma Vida Não-Determinística no blog e começar a escrever sobre diversos assuntos. Bom, hoje, esse blog é a plataforma de lançamento de todos os meus projetos.

  • Já pensou em desistir?

Não para sempre, mas há épocas em que eu paro de escrever, até ter boas ideias para voltar.

  • Se pudesse viajar para qualquer lugar, em qualquer época, para onde iria e por quê?

Eu adoro histórias medievais, mas acho que eu não viveria sem as facilidades que temos hoje. Talvez, eu viajasse de volta para os anos 90s, nos arredores de São José dos Campos/SP, onde nasci, apenas para matar saudades.

  • Qual o maior mico que você já pagou?

Vixi, essa é difícil. Mas teve uma vez que me chamaram para ir a uma festa e, vestido com blusa de moletom, fui descobrir que era uma festa de casamento apenas quando cheguei lá. Fiquei por lá assim mesmo, porém morrendo de vergonha.

  • Qual a primeira coisa que você faz ao acordar?

Bebo água!

 

Vamos às perguntas para meus indicados!

  1. Se só existissem dois extremos na vida cotidiana, a disciplina total ou o completo caos, qual você escolheria? Por quê?
  2. Afinal de contas, por que raios o cachorro atravessou a rua?
  3. Se você pudesse mudar uma e apenas uma característica de todos os brasileiros, o que você mudaria?
  4. O que você não faria por R$10.000,00, mas faria por R$1.000.000,00?
  5. Tirando escrever, o que você não consegue fazer com a mão com que não escreve?

 

Finalmente, creio que a melhor postagem que já fiz, ou pelo menos a mais visitada, é a Como Escrever um Capítulo de Embasamento Teórico (rationale):

https://lucaspalhao.wordpress.com/2014/09/01/como-escrever-um-capitulo-de-embasamento-teorico-rationale/

Aliás, esse post serviu de inspiração para meu livro Como Escrever uma Dissertação: Um guia rápido para iniciar e terminar um trabalho de conclusão de curso, artigo ou dissertação. Caso tenha interesse, você pode adquiri-lo no link:

http://www.dardalivraria.com.br/7531932-Como-Escrever-uma-Dissertacao

 

Ufa! O post ficou grande mas acho que está tudo aí. Espero que meus indicados topem participar da brincadeira. Até a próxima!

Anúncios

24 comentários sobre “Mystery Blogger Award

  1. Oi, Lucas! Adorei essa surpresa quando entrei no blog! É uma pena não poder te indicar, porém, mas seu blog estaria bem no topo! Muito obrigada mesmo pela lembrança.

    Quanto ao post, me diverti horrores com as respostas! Muito criativas e críticas, adorei!
    Obrigada mais uma vez, assim que eu responder, envio o link aqui! 🙂

    Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s