Gravidez e Puerpério: O Preparo e a “Mão na Massa”

Mais uma vez, cedo o espaço para um artigo escrito pela minha esposa.
Espero que gostem!


Oi pessoal!

Depois de um tempo, cá estou para falar com vocês.

Tivemos nosso bebê há 26 dias e queria compartilhar um pouquinho do que experimentamos na gravidez e estamos vivendo há quase 4 semanas.

A gravidez é, sem sombra de dúvidas, uma preparação do que está por vir. Alguns exemplos que posso citar são:

  1. Sono: Quanto sono no 1º trimestre da gestação! Nunca fui de dormir após o almoço, mas no início da gravidez, eu tinha que tirar um cochilo para conseguir ir trabalhar depois. Mas… no finzinho… sono, cadê você? Posição para dormir? Só com 4 travesseiros espalhados pelo corpo e o marido quase sendo expulso da cama.
  2. Fome: Quanta fome! Não tive essa fome de leão a gravidez toda, mas no comecinho e no finalzinho… hmm…
  3. Emocional: Esse dá trabalho! Rir e chorar em 10 segundos era normal. Ansiedade a mil por hora. Mas fui utilizando algumas estratégias, como o relaxamento, por exemplo, para aliviar, porque isso não faz bem para o bebê.
  4. Tempo: As semanas parecem não passar. De repente, passam muito rápido, e, novamente, perto do parto, os minutos parecem ser uma eternidade.
  5. Rotina: Não dá para ter exatamente a mesma rotina de antes do “positivo”. A minha, no início, era acordar, tomar café da manhã, correr para o banheiro para uma enjoada básica e ir trabalhar. No final, era fazer uma rotina com o mínimo de esforço físico porque a barriga estava pesando muito.

Bom, mas e o puerpério? Ainda sou iniciante no assunto, mas entendi muito bem o porquê do preparo na gravidez:

  1. Você tem muito sono antes para você DORMIR porque no puerpério você não dorme. (Também me perguntava como isso era possível)
  2. Na gravidez, você come muito porque, quando o neném nasce, você vai comer quando der (desculpinha kkk). E, quando dá, o bebê chora na hora.
  3. 10 segundos para rir e chorar na gravidez? No puerpério, você faz os 2 ao mesmo tempo e ainda amamenta.
  4. No puerpério, o tempo voa. Perdi a noção de dias, horas…
  5. Sua rotina no puerpério é a rotina do bebê e, no início, ele não tem rotina.

Claro, cada mulher reage de uma forma e a experiência é única. Quis apenas compartilhar com um toque de humor o momento que estamos vivendo.

Ah! Estou escrevendo com meu bebê no colo porque ele acabou de mamar.

E um detalhe muito importante: cansa, mas é a experiência mais linda, emocionante e gratificante que tive (e estou tendo) em toda minha vida.

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/f/f1/Heart_coraz%C3%B3n.svg/2000px-Heart_coraz%C3%B3n.svg.png

26 comentários sobre “Gravidez e Puerpério: O Preparo e a “Mão na Massa”

Deixe um comentário

