Começando Sua Jornada Pelo Marketing Digital

Corra Atrás dos Seus Sonhos

Mesmo que gostemos mais de criar e produzir nossa arte, se ninguém notá-la, não terá valor. Assim, para fazer minha mensagem chegar até o tipo de pessoa que quer ouvi-la, eu me matriculei no Digital and Social Media Marketing MOOC. É muito frustrante criar algo que julgamos ser bom, o que pode levar muito tempo uma vez que somos nossos próprios críticos mais ferrenhos, e quando criamos coragem para mostrar para o mundo, ele simplesmente não se importa. Continue lendo para descobrir como esse curso me ajudou a criar um caminho para tornar meus sonhos realidade.

Defina Seu Destino

No começo do curso, meu objetivo SMART era relacionado com a venda de ebooks. Eu pensei que vender um por mês até o fim de 2015 seria um objetivo modesto. Entretanto, as estatísticas me mostraram que eu estava enganado. Então, usando o que aprendi no Digital and Social Media Marketing MOOC, pensei em um novo objetivo SMART, com uma dimensão temporal maior, apresentado a seguir.

Nesse momento, tenho 10–20 visitantes únicos por dia no blog. Até o fim de 2016, acho que é razoável ter um mínimo de 20 visitantes únicos/dia, mesmo em feriados emendados, o que eu posso medir através dos relatórios do WordPress. É um objetivo realista, principalmente, porque conheço, pessoalmente, um blogueiro mais experiente que tem mais de 100 visitantes/dia.

Uma vez que essa plataforma esteja mais sólida, poderei voltar aos ebooks.

Como o Digital and Social Media Marketing MOOC Ajudou?

Adquiri conhecimento nas áreas de planejamento estratégico, canais digitais, desenvolvimento de buyer persona, campanhas de marketing, perfis digitais e monitoramento de campanha. Na primeira categoria, aprendi sobre análise SWOT, objetivos SMART, modelo de maturidade online para empresas e sobre a jornada do consumidor para a compra. Além disso, sobre canais digitais, aprendi a respeito de mecanismos de busca, mídia social, marketing por email, marketing afiliado, marketing para celular e engajamento focado em comunidades. Ainda, no desenvolvimento de buyer personae, aprendi como escolher uma audiência, como pesquisar palavras-chave para atingir esses consumidores e como investir no uso dessas palavras, como usar mídias sociais para chegar às personae e como planejar calendários de publicações para a audiência, bem como a diferença entre o uso de Pay Per Click (PPC) e exposição orgânica. Sobre campanhas, aprendi como usar gráficos de Gantt e tabelas de gerenciamento de riscos, como planejar o projeto e revisá-lo, e como automatizar o marketing, incluindo o uso de PPC. Já no assunto de perfis digitais, estudei as diferenças entre as plataformas de mídia social como Facebook, YouTube, Twitter e LinkedIn, e como conteúdo viral se espalha por elas. Finalmente, a respeito de monitoramento, aprendi o valor do capital social e como usar diferentes ferramentas para o monitoramento de resultados como o Google Analytics, o Facebook Insights, dados do Twitter, relatórios de PPC e, ainda, como aproveitar melhor todos esses dados.

Do ponto de vista prático, os exemplos de empresas como The Candidate, MONKS, DINO, Sharecruit e JEMSS mostraram todo o conhecimento destacado anteriormente aplicado a campanhas reais. Ademais, os exercícios propostos guiam os alunos pela criação de uma campanha de marketing digital, usando todas as ferramentas apresentadas e provendo feedback através da avaliação das tarefas por colegas.

Considerando, então, minhas atividades pessoais de marketing, o curso me motivou a definir um objetivo, que era apenas uma ideia em minha mente, e a criar um plano para alcançá-lo. Além disso, as aulas proviram ferramentas para organizar e medir o progresso, possibilitando a eficácia, mesmo para iniciantes em marketing digital.

Por fim, tive a oportunidade de me conectar a muitas pessoas com objetivos parecidos, formando uma comunidade focada em aprender e compartilhar conhecimento a respeito de marketing digital. Essas conexões ainda nos ajudarão a aumentar nossa rede de contatos e aprender com experiências mútuas, que garantirão um aprendizado muito mais rápido.

O Homem com um Plano

De agora em diante, vou investir meu tempo em plataformas digitais, priorizando o aumento da minha plataforma para vender ebooks e, possivelmente, livros físicos. O gráfico de Gantt a seguir resume minhas atividades para o próximo ano.

Gráfico de Gantt
Gráfico de Gantt do Planejamento 2016

Alguns riscos foram analisados e são apresentados na tabela mostrada em seguida.

Tabela de Riscos
Tabela de Riscos

E Agora?

Agora que você sabe como o curso me ajudou, você só tem que fazer duas coisas:

  1. Matricule-se na próxima edição do curso no iversity.org
  2. Ajude-me a desenvolver minha plataforma e espalhar minha mensagem visitando sempre

https://lucaspalhao.wordpress.com/

Boa sorte na sua jornada pelo marketing digital!

11 comentários sobre “Começando Sua Jornada Pelo Marketing Digital

Deixe um comentário

