Redimensionamento do Disco da Máquina Virtual no VirtualBox

Como verifiquei que o espaço reservado para a instalação do Quartus II na máquina virtual criada não é suficiente, neste artigo, vamos redimensionar o disco. O procedimento a seguir é baseado nesse artigo do Rodrigo Nascimento.

Para que seja possível comprovar o aumento do disco, vejamos quanto é o espaço atual.

No Ubuntu da máquina virtual, abra um terminal pressionando CTRL+ALT+t. Então, insira o comando lsblk. O resultado deverá ser parecido com o seguinte

Tamanho do Disco Atual
Tamanho do Disco Atual

Verifique, na coluna SIZE correspondente ao disco sda, que o tamanho é de 20GB. Entretanto, para conseguir instalar o Quartus II e suas ferramentas, estimo que sejam necessários 50GB.

Então, feche a máquina virtual para que seja possível redimensionar seu disco. Depois, no próprio gerenciador do VirtualBox, clique no menu Arquivo e em Gerenciador de Mídias Virtuais. Encontre seu disco virtual, anote sua localização, encontrada na posição destacada a seguir, e feche o Gerenciador.

Local do Disco Virtual
Local do Disco Virtual

Depois, abra um terminal do Windows, pressionando as teclas Windows+r, digitando cmd e pressionando ENTER. Acesse a pasta onde o disco está gravado com o seguinte comando, ajustando a localização para a encontrada no último procedimento

cd “\Users\Lucas\VirtualBox VMs\Ubuntu 14.04.3”

Então, se o VirtualBox foi instalado no diretório padrão, digite o seguinte comando, ajustando o local e nome do seu disco virtual (verifique se há dois traços antes do resize quando digitar o comando; não copie e cole)

“c:\Program Files\Oracle\VirtualBox\VBoxManage.exe” modifyhd Ubuntu.vdi –resize 51200

O resultado deverá ser semelhante ao seguinte

Redimensionamento do Disco Virtual
Redimensionamento do Disco Virtual

De volta ao VirtualBox, clique no menu Arquivo e em Gerenciador de Mídias Virtuais para verificar o novo tamanho. Ele deverá ser 50GB. Entretanto, apenas o disco virtual foi aumentado. O Ubuntu ainda não consegue usar o restante do disco, ainda que consiga reconhecer o novo tamanho. Então, clique uma vez sobre a sua máquina virtual e em Configurações. Em Sistema, verifique, na Ordem de Boot, se o disco Óptico vem antes do Disco Rígido. Se não estiver, altere-o para que fique parecido com o seguinte

Ordem do Boot
Ordem do Boot

Ainda nas configurações, em Armazenamento, altere o disco presente para a imagem do sistema operacional Ubuntu, conforme feito na instalação. O resultado deverá ser o seguinte

Disco do Ubuntu Inserido no Drive Óptico
Disco do Ubuntu Inserido no Drive Óptico

Clique OK, abra a máquina virtual e clique em Experimentar o Ubuntu (Try Ubuntu). Então, depois que o sistema for iniciado, clique no primeiro item do menu, no canto superior esquerdo e digite gparted. Clique no resultado para abrir o programa.

Gparted
Gparted

Verifique que há espaço desalocado, adquirido no redimensionamento do disco. Veja e anote, também, as características da partição de swap, pois ela deverá apagada e recriada no final do disco.

Espaço Livre
Espaço Livre

Então, clique com o botão direito sobre /dev/sda5 e clique Swapoff. Novamente com o botão direito sobre /dev/sda5 e Delete. Depois, clique com o botão direito sobre /dev/sda2 e Delete. Agora, clique com o botão direito sobre /dev/sda1 e clique Resize/Move. Então, deixe 4096MB livres no final, ocupando toda a faixa anterior, conforme a seguir, e clique Resize/Move.

Redimensionamento de /dev/sda1
Redimensionamento de /dev/sda1

Clique na região desalocada com o botão direito e clique New. Na opção Create as, escolha Extended Partition, conforme a seguir, e clique Add.

Criaçao de Partição Estendida
Criaçao de Partição Estendida

Então, clique com o botão direito na região desalocada filha da partição estendida e clique em New. Então, em File System, selecione linux-swap e clique Add. O particionamento final deverá estar parecido com o seguinte

Particionamento
Particionamento

Clique no verde na barra de ferramentas, abaixo do menu Partition, para aplicar as mudanças e aguarde a finalização do processo. Depois, clique com o botão direito sobre a partição linux-swap e clique Swapon. Finalmente, feche o gparted e reinicie a máquina virtual. Caso o CD seja carregado novamente, no lugar do sistema instalado, feche a máquina virtual e, em Configurações/Armazenamento, remova a imagem do disco antes de abrir a máquina novamente.

Pronto. Agora deve haver espaço suficiente para a instalação do Quartus II. Faremos isso no próximo artigo.

 

10 comentários sobre “Redimensionamento do Disco da Máquina Virtual no VirtualBox

  1. Legal você usar e ajudar a desenvolver o Ubuntu. Eu o tenho mas confesso que instalei uma vez e depois desisti pela minha falta de habilidade. Há um que ainda vou teimar e aprender que é de imagem o GIMP da raposinha. 🙂

    Curtido por 1 pessoa

    1. Deu muita vontade de fazer isso.
      Mas, quando vi o trabalho que ia ter modificando os artigos que estavam escritos e pedindo pra quem estiver seguindo começar do zero, resolvi tentar o redimensionamento.

      Obrigado pela visita!
      Abraço

      Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.