Redimensionamento do Disco da Máquina Virtual no VirtualBox

Como verifiquei que o espaço reservado para a instalação do Quartus II na máquina virtual criada não é suficiente, neste artigo, vamos redimensionar o disco. O procedimento a seguir é baseado nesse artigo do Rodrigo Nascimento.

Para que seja possível comprovar o aumento do disco, vejamos quanto é o espaço atual.

No Ubuntu da máquina virtual, abra um terminal pressionando CTRL+ALT+t. Então, insira o comando lsblk. O resultado deverá ser parecido com o seguinte

Tamanho do Disco Atual
Tamanho do Disco Atual

Verifique, na coluna SIZE correspondente ao disco sda, que o tamanho é de 20GB. Entretanto, para conseguir instalar o Quartus II e suas ferramentas, estimo que sejam necessários 50GB.

Então, feche a máquina virtual para que seja possível redimensionar seu disco. Depois, no próprio gerenciador do VirtualBox, clique no menu Arquivo e em Gerenciador de Mídias Virtuais. Encontre seu disco virtual, anote sua localização, encontrada na posição destacada a seguir, e feche o Gerenciador.

Local do Disco Virtual
Local do Disco Virtual

Depois, abra um terminal do Windows, pressionando as teclas Windows+r, digitando cmd e pressionando ENTER. Acesse a pasta onde o disco está gravado com o seguinte comando, ajustando a localização para a encontrada no último procedimento

cd “\Users\Lucas\VirtualBox VMs\Ubuntu 14.04.3”

Então, se o VirtualBox foi instalado no diretório padrão, digite o seguinte comando, ajustando o local e nome do seu disco virtual (verifique se há dois traços antes do resize quando digitar o comando; não copie e cole)

“c:\Program Files\Oracle\VirtualBox\VBoxManage.exe” modifyhd Ubuntu.vdi –resize 51200

O resultado deverá ser semelhante ao seguinte

Redimensionamento do Disco Virtual
Redimensionamento do Disco Virtual

De volta ao VirtualBox, clique no menu Arquivo e em Gerenciador de Mídias Virtuais para verificar o novo tamanho. Ele deverá ser 50GB. Entretanto, apenas o disco virtual foi aumentado. O Ubuntu ainda não consegue usar o restante do disco, ainda que consiga reconhecer o novo tamanho. Então, clique uma vez sobre a sua máquina virtual e em Configurações. Em Sistema, verifique, na Ordem de Boot, se o disco Óptico vem antes do Disco Rígido. Se não estiver, altere-o para que fique parecido com o seguinte

Ordem do Boot
Ordem do Boot

Ainda nas configurações, em Armazenamento, altere o disco presente para a imagem do sistema operacional Ubuntu, conforme feito na instalação. O resultado deverá ser o seguinte

Disco do Ubuntu Inserido no Drive Óptico
Disco do Ubuntu Inserido no Drive Óptico

Clique OK, abra a máquina virtual e clique em Experimentar o Ubuntu (Try Ubuntu). Então, depois que o sistema for iniciado, clique no primeiro item do menu, no canto superior esquerdo e digite gparted. Clique no resultado para abrir o programa.

Gparted
Gparted

Verifique que há espaço desalocado, adquirido no redimensionamento do disco. Veja e anote, também, as características da partição de swap, pois ela deverá apagada e recriada no final do disco.

Espaço Livre
Espaço Livre

Então, clique com o botão direito sobre /dev/sda5 e clique Swapoff. Novamente com o botão direito sobre /dev/sda5 e Delete. Depois, clique com o botão direito sobre /dev/sda2 e Delete. Agora, clique com o botão direito sobre /dev/sda1 e clique Resize/Move. Então, deixe 4096MB livres no final, ocupando toda a faixa anterior, conforme a seguir, e clique Resize/Move.

Redimensionamento de /dev/sda1
Redimensionamento de /dev/sda1

Clique na região desalocada com o botão direito e clique New. Na opção Create as, escolha Extended Partition, conforme a seguir, e clique Add.

Criaçao de Partição Estendida
Criaçao de Partição Estendida

Então, clique com o botão direito na região desalocada filha da partição estendida e clique em New. Então, em File System, selecione linux-swap e clique Add. O particionamento final deverá estar parecido com o seguinte

Particionamento
Particionamento

Clique no verde na barra de ferramentas, abaixo do menu Partition, para aplicar as mudanças e aguarde a finalização do processo. Depois, clique com o botão direito sobre a partição linux-swap e clique Swapon. Finalmente, feche o gparted e reinicie a máquina virtual. Caso o CD seja carregado novamente, no lugar do sistema instalado, feche a máquina virtual e, em Configurações/Armazenamento, remova a imagem do disco antes de abrir a máquina novamente.

Pronto. Agora deve haver espaço suficiente para a instalação do Quartus II. Faremos isso no próximo artigo.

 

Anúncios

10 comentários sobre “Redimensionamento do Disco da Máquina Virtual no VirtualBox

    1. Deu muita vontade de fazer isso.
      Mas, quando vi o trabalho que ia ter modificando os artigos que estavam escritos e pedindo pra quem estiver seguindo começar do zero, resolvi tentar o redimensionamento.

      Obrigado pela visita!
      Abraço

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s