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Exercício: Campanha de Marketing Digital

Nesse artigo, uma campanha de marketing digital para a próxima edição do Digital and Social Media Marketing MOOC (curso online aberto e massivo sobre marketing digital e de mídias sociais) será desenvolvido. A duração da campanha é do início de novembro ao final de desembro, com orçamento de 1.000,00. Incluirá um diagrama de Gantt para as atividades da campanha, uma tabela de riscos para aumentar a probabilidade de sucesso da campanha e um orçamento simples. Fique ligado para aprender mais sobre marketing digital e aplicar as ferramentas usadas em suas próprias campanhas!

Planejamento de Atividades

A campanha será dividida nas seguintes frentes interdependentes:

Marketing por email foi considerado primeiro porque, atualmente, é o meio pelo qual a maioria dos alunos descobre o curso. Duas semanas foram reservadas para o planejamento do conteúdo dos emails. Além disso, durante a primeira semana, uma pesquisa com os ex-alunos deverá ser conduzida para descobrir como a atenção deles foi chamada para o curso. Ainda, um incentivo financeiro ou desconto em outros cursos pode ser oferecido em troca de um depoimento escrito sobre o MOOC. Então, essas informações poderiam ser usadas no conteúdo criado em todas as frentes. Finalmente, começando na terceira segunda-feira e a cada sete dias depois dela, um email promocional pode ser enviado.

Em uma segunda abordagem, artigos em blog serão considerados. O conteúdo pode conter tanto os depoimentos dos ex-alunos quanto conteúdo original sobre marketing digital e de mídias sociais. Além do material gerado pela própria equipe de marketing, conteúdo pago pode ser adquirido. Para a geração e aquisição de conteúdo, os três últimos dias úteis de cada semana são reservados. A cada segunda-feira depois da primeira, um artigo deverá ser publicado no blog. Ainda, cada publicação deverá ser enviada para o Facebook, Twitter, LinkedIn e por email nas terças e sextas-feiras após a escrita do artigo.

A criação de vídeo para a divulgação do MOOC também é considerada. Seu conteúdo deverá ser planejado durante a primeira semana da campanha, filmado e editado na segunda semana e publicado na segunda sexta-feira. Então, a cada segunda-feira subsequente, deve ser enviado para o Facebook, Twitter, LinkedIn e email, assim como os artigos do blog. Ainda, o vídeo pode fazer parte de alguns dos artigos do blog para ampliar seu alcance.

Na última frente, o SEO é considerado. Na primeira semana da campanha, ferramentas devem ser analisadas e, uma vez que seja identificada, deve ser usada para procurar pelas palavras-chave usadas pela concorrência. Então, as palavras-chave da campanha poderão ser planejadas. Depois, uma campanha pay per click (PPC) pode ser programada para começar na segunda segunda-feira, durando até o fim da campanha.

Um diagrama de Gantt (em inglês) com as atividades propostas está disponível. Clique aqui para abri-lo no Google Drive.

Avaliação dos Riscos

Os seguintes riscos foram antecipados:

  • Perda do conteúdo gerado
  • Campanha desinteressante
  • Recursos insuficientes
  • Falta de monitoramento

Se, por algum problema técnico, algum conteúdo gerado for perdido, a campanha pode se atrasar. Para mitigar esse risco, todo o material deve ser mantido na nuvem e no computador de cada membro da equipe. Além disso, deve estar sempre sincronizado para evitar conflito de versões.

Ainda, o time deverá estar preparado para alterar a abordagem do conteúdo caso ele se prove desinteressante para o público-alvo. Material de reserva deve ser rascunhado e uma pesquisa deve ser feita para testar a aceitação do mercado no início da campanha.

Além disso, o planejamento do orçamento deve ser feito cuidadosamente. Ficar sem recursos no meio da campanha pode deixá-la incompleta e pode impedir que seus resultados sejam medidos. Quando conteúdo for adquirido, fontes diferentes deverão ser cotadas antes de se investir dinheiro.

Uma vez que é comum ser absorvido pelo trabalho diário de criação de conteúdo e propaganda, há uma chance de que o monitoramento seja deixado de lado. Entretanto, em caso de necessidade de mudança de direção da campanha, a falta de monitoramento impedirá que o time perceba o problema.

Uma tabela de avaliação dos riscos também foi escrita e está disponível aqui.

Para onde vai o dinheiro?

O orçamento disponível para a campanha é de 1.000,00€. O seguinte investimento é planejado:

  • Aquisição de informações de ex-alunos: 100,00€
  • Compra de artigos de blog e arte gráfica: 500,00€
  • Produção de vídeo: 300,00€
  • PPC: 100,00€

Diga-me o que você achou desse exercício nos comentários ou através do Twitter @palhao84. Compartilhe esse artigo com seus colegas de marketing e vamos contruir uma base de conhecimento a respeito de marketing digital! Vejo você no próximo post!

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Um comentário sobre “Exercício: Campanha de Marketing Digital

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