Buyer

Buyer Persona

Uma buyer persona é uma representação fictícia de um tipo ideal de consumidor. Para uma empresa, pode haver mais de uma buyer persona. Cada uma delas pode ser útil para identificar uma categoria de clientes potenciais para o negócio. Por exemplo, uma editora pode querer vender livros para leitores, além de serviços de edição e marketing para autores. Assim, as personae destacadas são úteis para a companhia considerada na identificação de clientela potencial e no desenvolvimento do plano de marketing direcionado

Ainda que haja, também, a persona negativa — a representação de quem não se quer como consumidor —, apenas as buyer personae e o processo para sua criação serão considerados nesse artigo.

Criação da Buyer Persona

Como discutido no artigo Como Direcionar o Marketing Digital, o marketing direcionado aumenta a eficácia da divulgação de uma empresa. Entretanto, antes de direcioná-lo, o negócio precisa conhecer quem são seus potenciais clientes. A criação de uma buyer persona é uma das maneiras de alcançar esse entendimento.

Considerando o banco digital Controly, uma buyer persona é analisada a seguir.

Visitando o site da empresa

http://www.contro.ly/,

onde os links para suas mídias sociais também estão disponíveis

https://instagram.com/contro.ly/

https://www.facebook.com/controlyparaserlivre

https://br.linkedin.com/company/controly

https://twitter.com/contro_ly

e, ainda, através de seu blog

https://medium.com/@Contro.ly,

é possível ver que a empresa mira qualquer tipo de consumidor que precise de uma forma simples e controlada de carregar dinheiro, substituindo o cartão de crédito. Para isso, provêem um cartão prepago internacional sem impostos. O marketing da companhia também evidencia a facilidade de uso da plataforma móvel que permite a recarga do cartão.

Além disso, em um dos últimos posts de seu blog

https://medium.com/yes-u-can/como-viajo-pelo-mundo-ganhando-pouco-95386d68297a

mostram que é possível economizar para uma viagem programada, além de dicas para usar melhor o dinheiro quando se viaja. Assim, considerando este nicho, criei a buyer persona Travelling Trevor usando a ferramenta

http://makemypersona.com

O resultado foi o seguinte:

  • Travelling Trevor é autônomo e possui uma empresa de desenvolvimento de software
  • Ele tem faturamento anual de US$70.000,00 e é o único empregado
  • Frequentemente, visita blogs e sites sobre programação e viagens
  • Tem perfis no Twitter e no Facebook
  • Suas responsabilidades são contactar clientes, marketing, desenvolvimento de software, vendas, estudo de preços e gerência
  • Seu desempenho é medido pela sua capacidade de prover o suficiente para manter a empresa e si mesmo
  • Suas ferramentas de trabalho são laptop, smartphone, Microsoft Office e uma plataforma de desenvolvimento de software
  • Seus principais desafios são negociar com clientes e cuidar do marketing da empresa
  • Seus objetivos são ganhar mais e trabalhar menos, sem reduzir a qualidade de seu trabalho, enquanto viaja o mundo
  • Prefere ser contactado por email, apesar de estar ativo nas redes sociais para encontrar clientes e divulgar sua empresa

Abordagem por Mídias Sociais

Uma vez que Travelling Trevor está no Facebook e no Twitter, a presença da Controly nesses meios pode alcançá-lo. Entretanto, isso não significa que a companhia também não deva participar de outras plataformas sociais, o que ajudaria na divulgação da empresa. Como mostrado na seção anterior, a Controly também está presente no Instagram e no LinkedIn. Além disso, possuem um site e um blog. O último é considerado a plataforma de divulgação mais eficiente para aumentar o engajamento dos clientes, contanto que conteúdo de qualidade seja publicado periodicamente.

Planejamento de Palavras-Chave

Uma vez que a companhia não pode depender apenas de sua presença nas mídias sociais, um plano para melhorar sua posição nos mecanismos de busca deve ser criado. Uma pesquisa deve ser feita para determinar as palavras-chave mais relevantes que um potencial cliente pode procurar quando estiver interessado em um banco digital. Como é um novo nicho no Brasil e não há muitas empresas no ramo por enquanto, a competição pelas combinações a seguir ainda é baixa, o que pode ser explorado pela Controly:

  • banco digital
  • banco sem taxas
  • cartão prepago
  • economia digital
  • planejamento financeiro mensal

Várias outras buyer personae poderiam ser criadas como representação de usuários potenciais do Controly. Você poderia aproveitar alguns dos buyer personae para o seu negócio? Quer conhecer outras buyer personae? Siga-me no Twitter @palhao84 para saber mais!

9 comentários sobre “Buyer Persona

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.