Workshop sobre Marketing Digital

Como Direcionar o Marketing Digital

Como discutido no artigo anterior, Importância do Marketing Digital, muito esforço é despendido na definição dos objetivos da empresa, bem como seus pontos fortes e oportunidades. Essa informação é valiosa para o setor de marketing, que poderá direcionar as propagandas da companhia. Para ser efetivo, várias características, como as tecnologias digitais utilizadas e quais grupos podem estar interessados em algum produto, devem ser consideradas. Assim, neste artigo, esses elementos serão analizados para maximizar a eficácia dos recursos gastos em marketing.

Diferenças Geográficas e Demográficas — Mecanismos de Busca e Mídia Social

Apesar de ser comum achar que o Google é o mecanismo de busca preferido mundialmente e que o Facebook ou o Twitter é a plataforma social número um, isso não é verdade em todos os países. Alguns deles adotaram ferramentas diferentes por diversas razões, como facilidade para encontrar mais gente do mesmo país, obtenção de mais resultados em sua língua nativa ou pela disponibilidade de algum tópico em particular. Por exemplo, o Baidu é o mecanismo de busca mais usado na China e a principal plataform de mídia social é o Weibu. Na Rússia, os correspondentes são Yandex e VK, respectivamente. Assim, para ser mais efetivo, é necessário identificar as plataformas mais populares antes de direcionar o marketing a algum país.

Canais Digitais

Diversos canais estão disponíveis para o marketing digital. Alguns deles são emails, marketing afiliado, marketing para dispositivos móveis e busca e mídia social pagas. Eles serão analizados brevemente a seguir.

Email

Emails são bons meios para o remarketing. Depois que alguma propaganda já atraiu um consumidor, é possível pedir que ele insira um endereço de email em troca de uma recompensa, de mais informação ou para que se torne parte de um grupo. Esse é chamado de email transacional, permitindo que a empresa mantenha o cliente engajado através de emails.

Afiliados

Um afiliado é alguém que recebe por realizar uma ação em nome de outra empresa. Por exemplo, alguém que faça resenhas de livros pode atrair muitos leitores para seu site. Então, ele(a) pode colocar propagandas de uma loja de livros, que concordaria em pagá-lo(a) por cada venda iniciada através de uma propaganda no site. Assim, quem faz as resenhas é um afiliado da loja de livros.

Dispositivos Móveis

Graças ao uso generalizado de dispositivos móveis, o marketing para essa categoria é muito efetivo. Pode ser feito pelo uso de mensagens de texto, através da criação de conteúdo direcionado a seus usuários ou, ainda, colocando-se propagandas nos aplicativos. Há, também, empresas que adotam a estratégia móvel primeiro, na qual os primeiros esforços de marketing são direcionados para os usuários de dispositivos móveis e, somente depois, para outros tipos de usuários.

Busca e Mídia Social Pagas

Além dos métodos anteriores, há a opção de se pagar pela exposição em mecanismos e busca e mídia social. Através da reserva de um conjunto de palavras-chave por um preço, algumas propagandas de empresas podem aparecer em regiões reservadas na página quando quer que essas palavras-chave sejam usadas em uma busca. Em mídias sociais, também por um preço, a exposição acontece para os públicos que forem selecionados. Entretanto, a desvantagem dessa estratégia é que pessoas que identificam a exposição como sendo paga tendem a confiar menos nesse conteúdo do que naquele que aparece em buscas orgânicas ou através da rede de contatos do usuário.

Canal Misto — Comunidade

Comunidades podem se formar ao redor de um assunto de diferentes fontes, tanto de meios digitais quanto físicos. Uma reunião social com um objetivo, por exemplo, um clube do livro, poderia gerar a criação de extensões do grupo dentro das mídias sociais. Uma outra plataforma poderia ser atingida através de alguns dos participantes iniciais, agragando mais gente à comunidade. Assim, qualquer tipo de marketing que seja relevante para os membros de uma plataforma pode acabar atingindo a comunidade inteira, incluindo sua parte offline.


Concluindo, muitos canais estão disponíveis para marketing. Entretanto, não é simples identificar quais os meios mais eficientes para cada campanha. O que seria melhor para um companhia de sapatos? Talvez busca paga. Ou engajamento social seria mais efetivo? Se você estiver interessado em mais informações, siga-me no Twitter @palhao84 e procure por #passion4digital. Fique ligado para mais sobre o assunto e se torne um expert em direcionamento efetivo de marketing.

Anúncios

3 comentários sobre “Como Direcionar o Marketing Digital

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s