Learn

6 Dicas Para Aprender Inglês

Novamente, empresto o espaço para um artigo da minha esposa.

Espero que gostem!

Hoje venho escrever sobre um assunto que é de minha formação e que tenho muito prazer em estudar: o ensino e a aprendizagem de inglês.

Indiscutivelmente, a língua inlgesa está presente em nosso cotidiano, seja nos meios de comunicação, no trabalho, na faculdade, etc.

Gosto sempre de dizer: “Antigamente as empresas perguntavam se você ‘tinha’ inglês, hoje já perguntam quais outros idiomas você fala além do inglês”.

Além de dar um upgrade no currículo, o aprendizado de uma segunda língua expande seu conhecimento de mundo, sua cultura, amplia seu senso crítico e proporciona diferentes experiências.

Ah! Nunca é tarde para começar. Nos meus quase 10 anos de experiência no ensino de inglês, já tive alunos de 4 a 80 anos. O brilho nos olhos tanto no de 4 e no de 80 era o mesmo. Claro, os objetivos e as abordagens são diferentes, assim como o ritmo do aprendizado.

Aqui vão algumas dicas para aprender inglês (ou outro idioma) como segunda língua:

  1. Tenha força de vontade.
    Sabe aquela história de que precisa ir à academia com frequência por causa do tônus muscular? Isso vale para o inglês também, como nos ensinou uma querida professora da faculdade.
  2. Leia muito.
    Ler diferentes textos na língua inglesa (mesmo que no começo não entenda muita coisa) é importante para manter o contato com novos vocabulários e “experimentar” a estrutura da língua.
  3. Estude (as quatro habilidades).
    listening e o speaking estão intimamente ligados, assim como o writing e o reading, e os 4 entre si. A língua é um conjunto; não tente serpará-la (“Ah! Quero só falar”) Nope!
  4. Pratique as much as you can.
    Lembra da força de vontade? Ela te ajuda a praticar. Ouça música, cante, leia, escreva, repita tudo o que puder em inglês.
  5. Tenha um bom(boa) professor(a). Mas como saber disso? Ele(a) deve entender e prever as dúvidas que você venha a ter, dominar o idioma, saber ensinar e ensinar você a dar seus próprios passos. Claro, uma boa formação acadêmica, ou pelo menos, ter estudado, além do idioma, didática e outros treinamentos de capacitação de professores.
  6. Caso seja autodidata, busque mais de uma fonte e tenha força de vontade em dobro.

E você? Tem alguma dica?

Anúncios

8 comentários sobre “6 Dicas Para Aprender Inglês

  1. Perfeita publicação. Pretendo entrar em algum curso de Inglês por conta da faculdade, porém sempre gostei da língua e costumo estudar (só não quando estou cheia de coisas do Enem, como esse ano). Ótimas dicas, afinal, são válidas para todos. O que mais se vê são pessoas que fazem cursinhos de inglês que acham que aquelas poucas horas são suficientes. É preciso treinar, treinar e treinar.
    Beijos, Vanessa!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Simplismente perfeito! Sabias dicas se juntada com a força de vontade de quem quer aprender, irá longe nos seus objetivos. Adorei a parte de quem só quer falar e não escrever em inglês, de fato elas trabalham em conjunto tornando sua individualização praticamente impossivel. Parabens! As sextas poderia ter um espaço a falar do idioma o que acha? Em nossa plataforma é um tanto carente deste contato. Obrigado professores!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s