Instalação do Ubuntu 14.04.3 LTS em Máquina Virtual no VirtualBox

Antes de começarmos, garanta que você tenha conseguido baixar com sucesso a imagem de instalação do Ubuntu. O arquivo deve ter o nome ubuntu-14.04.3-desktop-amd64.iso, com final diferente caso tenha baixado a versão de 32 bits, e deve ter pouco mais de 1 GB. Caso identifique algum problema, baixe-o novamente de acordo com as instruções da semana passada.

Quando tiver o arquivo correto, abra o VirtualBox. Clique com o botão direito sobre a máquina Ubuntu 14.04.3 (criada na semana passada) e clique em Configurações. Então, no menu Armazenamento, clique no botão Acrescenta Disco Ótico, destacado na figura a seguir.

Configuração de Armazenamento
Configuração de Armazenamento

Na nova janela, clique em Escolher disco e aponte para o arquivo ubuntu-14.04.3-desktop-amd64.iso (ou o equivalente de 32 bits). Um novo disco deverá aparecer abaixo da Controladora: IDE da figura anterior. Depois, clique OK. Agora que “inserimos o disco de instalação” na máquina virtual, clique duas vezes sobre ela para iniciá-la. A instalação será iniciada automaticamente e, após um minuto, a primeira tela de instalação será mostrada. Escolha o idioma de instalação. Neste exemplo, o Português do Brasil será utilizado, mas use o que preferir.

Seleção de Idioma de Instalação
Seleção de Idioma de Instalação

Então, clique em Instalar o Ubuntu, ou seu equivalente. Satisfaça os requisitos e marque as duas caixas. Caso tenha uma franquia de Internet limitada e não queira gastá-la, deixe a caixa para baixar as atualizações enquanto instala desmarcada e baixe-as depois no ritmo que preferir.

Opções
Opções

Clique Continuar. Na tela mostrada a seguir, deixe a primeira opção marcada. Como não há nada no disco da máquina virtual, nada será perdido em seu apagamento.

Apagamento de Disco para Instalação
Apagamento de Disco para Instalação

Clique Instalar agora e Continuar na janela de informações que se abrirá na sequência. Então, selecione a sua zona de tempo.

Zona de Tempo
Zona de Tempo

Clique Continuar. Depois, um layout do teclado estará selecionado. Clique na caixa de teste, destacada na figura a seguir, e tente escrever palavras com acento e com til, teste o ‘ç’, chaves, colchetes, barra, contrabarra e ponto de interrogação. Se tudo aparecer corretamente, clique Continuar. Senão, teste outras opções até encontrar a correta e, então, clique Continuar.

Seleção de Layout do Teclado
Seleção de Layout do Teclado

Preencha as informações pedidas na tela seguinte. Mantenha o Nome do seu computador e o Nome de usuário curtos para facilitar o uso do terminal de comando, quando necessário. Clique Continuar.

Informações
Informações

Aguarde a instalação e comece a aprender como funciona o sistema com as telas mostradas durante o processo. Depois, confirme a reinicialização do sistema clicando em Reiniciar agora. Verifique as mensagens na tela e pressione ENTER quando pedido.

Reiniciar
Reiniciar

Pronto. Após digitar a senha, o sistema estará pronto para uso.

Desktop
Desktop

Infelizmente, ainda não é possível redimensionar a tela. Na próxima semana, instalaremos os Adicionais para Convidado para que seja possível utilizar todos os recursos da máquina virtual. Até lá!

Anúncios

2 comentários sobre “Instalação do Ubuntu 14.04.3 LTS em Máquina Virtual no VirtualBox

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s