Criação de uma Máquina Virtual para o Ubuntu 14.04.3 LTS no VirtualBox

Antes de baixar o Ubuntu, vamos descobrir se o seu sistema é de 64 ou 32 bits. Para isso, pressione Windows+Pause ou procure por Sistema no menu Iniciar. Então, verifique o campo destacado na figura a seguir.

Sistema de 64 bits
Sistema de 64 bits

Então, acesse http://www.ubuntu.com/download/desktop e escolha se o sistema será de 64 bits ou 32 bits de acordo com o determinado anteriormente. Depois, na tela mostrada a seguir, clique Download.

Download
Download

No próximo passo, role a tela para baixo e, se quiser doar alguma quantia, clique Pay with PayPal. Senão, clique Not now, take me to the download, destacado a seguir.

Doar ou Pular Doação
Doar ou Pular Doação

Em alguns instantes, confirme o download da imagem (.iso, 1GB) do Ubuntu. Enquanto o sistema é baixado, abra o VirtualBox e clique em Novo, como destacado na figura a seguir.

Novo
Novo

Na janela que se abrir, digite um nome para a máquina virtual, escolha o tipo Linux e a versão Ubuntu (32 ou 64 bits, de acordo com o download anterior). Então, clique Próximo. Veja o exemplo em seguida.

Nome, Tipo e Versão da Máquina Virtual
Nome, Tipo e Versão da Máquina Virtual

Depois, escolha a quantidade de memória RAM para a máquina virtual. O assistente de criação sugerirá um valor mas eu prefiro deixar em metade da minha RAM total, conforme mostrado na sequência. Clique Próximo.

Quantidade de Memória RAM da Máquina Virtual
Quantidade de Memória RAM da Máquina Virtual

Em seguida, marque a opção de criação de um novo disco rígido. Clique Criar.

Disco Rígido
Disco Rígido

Selecione o tipo padrão de disco (VDI) e clique Próximo.

Tipo de Disco
Tipo de Disco

Escolha o armazenamento Dinamicamente alocado. Tenha em mente que o disco da máquina virtual irá crescer conforme necessário. Portanto, cuidado para não abusar de downloads e instalações de programas, pois isso ocupará o espaço disponível na sua máquina. Depois, clique Próximo.

Alocação Dinâmica
Alocação Dinâmica

Selecione a pasta de destino do disco da máquina virtual, o tamanho inicial e o nome. Evite caracteres especiais, pontos e espaços no nome. Apesar da recomendação de 8 GB, como vamos instalar as ferramentas da Altera, que ocupam bastante espaço, selecione 20GB, se seu HD tiver espaço suficiente. Se não for possível, escolha um valor menor e deixe que o disco seja expandido mais tarde. Clique Criar.

Nome, Localização e Tamanho Inicial do Disco
Nome, Localização e Tamanho Inicial do Disco

Finalmente, a máquina virtual está criada, bem como um disco rígido para ela. No próximo artigo sobre tecnologia, vamos instalar o Ubuntu, cuja imagem começamos a baixar, na máquina criada. Até lá!

Anúncios

5 comentários sobre “Criação de uma Máquina Virtual para o Ubuntu 14.04.3 LTS no VirtualBox

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s