Instituto Nacional do Seguro Social

Você vai querer depender do INSS?

Há pouco tempo, a regra para se aposentar pelo INSS mudou outra vez. De acordo com o site da Previdência, se a regra não mudar até eu me aposentar (mas ela vai mudar), eu tenho que ter 100 pontos. Ou seja, o tempo de contribuição mais a minha idade tem que ser igual a 100 para que eu não sofra a aplicação do fator previdenciário, que é a diminuição do valor da aposentadoria. Veja a explicação para a mudança:

Diversos países estão revendo seu modelo de previdência por causa do aumento da expectativa de vida e da rápida transição demográfica que estão vivendo. As pessoas estão vivendo mais tempo e recebendo aposentadoria por um período maior de tempo, o que aumenta os custos da Previdência. Simultaneamente, no caso brasileiro, as taxas de fecundidade estão caindo, o que significa que nas próximas décadas haverá menos contribuintes para cada idoso.

“As taxas de fecundidade estão caindo”? Para mim, está mais difícil e caro ter filhos.

Agora veja a explicação para a mudança constante até 2022 (por enquanto):

Porque o modelo não pode ser estático, já que a expectativa de vida do brasileiro continuará crescendo.

Como? O setor da saúde estava em constante escândalo. As notícias devem ter dado uma trégua por causa da economia decadente.

Agora, como calcular o quanto você vai receber? O site da Previdência explica, mas parece que não tem muita intenção de ser claro. Vai que você entende como funciona, aí você vai poder reivindicar alguma coisa…

Conclusão

Se você se mantiver trabalhando, a empresa vai descontar, automaticamente, o valor do seu salário para a contribuição. Mesmo assim, poupe! No mínimo, 10% do que você recebe. Ultimamente, a poupança não está interessante mas, com certeza, é melhor que esconder o dinheiro no colchão. Em outra oportunidade, falamos sobre alternativas à poupança para, pelo menos, você não perder dinheiro.

Anúncios

4 comentários sobre “Você vai querer depender do INSS?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s