Robonaut

Inteligência Artificial Substituindo Humanos em Empresas

Como discutimos anteriormente, uma carreira proteana é aquela em constante adaptação. Conforme disse Antti Kapanen, um diploma universitário não é mais garantia de sucesso profissional. É, apenas, um bom começo. Entretanto, uma competição desleal está ressurgindo: as máquinas que substituíram o trabalho manual estão evoluindo. Seremos capazes de manter nossos empregos?

Uma vantagem que mantemos sobre as inteligências artificiais é a capacidade de entender informação subjetiva. Porém, hoje, com o uso de tags (rótulos, etiquetas), que são as palavras que associamos a determinado conteúdo, o subjetivismo, para uma inteligência artificial, torna-se uma questão de estatística. Por enquanto, quem gera as tags são os humanos. Todavia, analisando que partes do conteúdo costumamos classificar como rótulos, as máquinas poderão “aprender” a fazer isso sozinhas. Caso isso ocorra, nossa vantagem diminui.

Entretanto, uma outra característica, a flexibilidade, já salvou nossos empregos uma vez. Durante as revoluções industriais, muitos postos de empregos foram assumidos pelas máquinas. Porém, apesar dos problemas gerados, o ser humano se adaptou. Aprendeu novas habilidades e foi atuar em outras áreas, garantindo sua sobrevivência. Aparentemente, trabalhadores de escritório, jornalistas e programadores deverão ser os primeiros a se adaptarem.

Assim, se estivermos acomodados, talvez seja melhor voltar a aprender. Estudemos de tudo para sermos mais proteanos. Aliás, seria boa ideia aprender sobre inteligência artificial para conhecermos melhor a concorrência. Ainda, podemos ser vencidos não apenas pela qualidade mas, também, pela quantidade. Apesar de René Descartes não acreditar que máquinas poderiam se repoduzir, Jack Paglen, que escreveu o roteiro de Transcendence, acredita que isso é possível. Entretanto, o último apresenta uma contramedida, em seu filme, para o caso de elas saírem de controle. Veja o trailer, a seguir, que não inclui a solução do problema. Para saber qual é, assista ao filme, também disponível no Netflix.

Anúncios

3 comentários sobre “Inteligência Artificial Substituindo Humanos em Empresas

  1. I watched this film a couple of weeks ago and its the most realistic of all the Artificial Intelligence films. It kind of makes one realise that there are jobs that are at risk of being easily taken over and yes preparations ought to be made for adaptation to new roles for humans. What about the individuals who think they can create a better world by tinkling with humans/AF?

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s