Sleep

Você Sabe Dormir?

Quando eu era criança, às vezes combinávamos de chamar um ou mais amigos para dormir em casa para ficar, até tarde, jogando videogames, RPG, Magic: The Gathering, computador, assistindo filme, conversando e, às vezes, até dormindo. Porém, antes, tínhamos que pedir a permissão de nossos pais, tanto para ir quanto para chamar os amigos. Então, sempre que eu ia ficar na casa de um grande amigo, que morava no meu bairro, o pai dele perguntava à minha mãe:

– Ele sabe dormir?

E, rindo, minha mãe respondia que sim.

Mas será que eu sabia mesmo? Pelo menos me lembro de dormir minhas oito horas diárias, exceto quando tinha algum filme bom na Tela Quente, o que não costumava acontecer mais que uma vez por mês.

Além disso, será que hoje eu sei? Mesmo sem filhos, já sou tão escravo dos horários que sinto que tenho muita sorte por poder dormir por volta de sete horas. Ainda, conversando com outro amigo, no último fim de semana, descobri que sou sortudo, também, por não chegar à hora de deitar tão estressado e agitado. Não levo mais que meia hora para cair no sono, mesmo não lendo tanto, deitado, quanto eu fazia antigamente.

Digo que tenho sorte porque, pelo menos de quem tenho contato, calculo que seis horas por noite seja a média em dias úteis. Isso deve estar afetando a memória das pessoas, que encontraram formas de compensar a desvantagem. Com fácil acesso a uma câmera, gravador de voz e com muito mais conversas por escrito, aliviamos o fardo de termos que lembrar das coisas. Exemplo disso é que sou capaz de lembrar de muitas aventuras da época do ensino fundamental mas quase nada da faculdade. Nem o Lumosity foi capaz de evitar essa debilidade, apesar de que tenho a impressão de que os treinamentos no site ajudavam.

Não tenho solução alguma para sugerir, além de priorizar o sono, claro. Mas e quando não é possível? Estamos fadados a não lembrar o que comemos no almoço? Esquecer de todos os filmes a que assistimos? Desaprender tudo o que nos esforçamos tanto para dominar? Enquanto isso, talvez seja melhor pesquisar mais sobre o magnésio

Um comentário sobre “Você Sabe Dormir?

Deixe um comentário

