Psique

Gesso Psicológico

Conforme disse Bento XVI, “(…) Na luta contra a dor física, conseguiram-se realizar grandes progressos; mas o sofrimento dos inocentes e também os sofrimentos psíquicos aumentaram no decurso destas últimas décadas. (…)”. Realmente, ainda não ouvi falar de morfina para a psique.

Entretanto, lembrar-se de que não está sozinho pode ser um bom início. Geralmente, não entramos em dezenas de grupos de WhatsApp para falarmos dos nossos problemas, mas sim para nos divertirmos e espalhar notícias. Claro que isso não impede que “conversas” um-a-um aconteçam, onde haja compartilhamento de sentimentos. Mas, você acredita mesmo que isso seja a mesma coisa que encontrar-se pessoalmente com um amigo ou familiar e abrir seu coração? Ou chorar sobre a tela do celular tem o mesmo valor de um ombro acolhedor?

Mais comum, hoje em dia, é falar sobre frivolidades pessoalmente e deixar o importante para ser transmitido sem fio e sem contato. Isso quando não nos tornamos tão obcecados com nossos problemas que tudo o que fazemos é reclamar. Perceba que assim não se resolve problema algum. Então, se atualmente há uma fonte de estresse em sua vida, faça algo a respeito. E, se for para compartilhar, que acompanhe um pedido de ajuda para que não seja apenas uma reclamação para chamar a atenção.

Estou certo de que você não quer ser o vampiro emocional, que vive sugando a energia dos outros com seus problemas e manipulações, que aparece sempre como vítima para que tenham pena. Aja e ajude quem está a seu lado a agir também. Seja sempre luz, não trevas.

Anúncios

2 comentários sobre “Gesso Psicológico

  1. Se a interação for feita apenas tecnologicamente, talvez não seja interessante o uso da tecnologia. Mas para matar a saudade da família e amigos que não vemos há um certo tempo é uma ferramenta excelente. Não para “abrir o coração” mas para ssentir um pouco mais pertinho das pessoas que amamos e não podem estar fisicamente ao nosso lado frequentemente.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s