Colosso de Rodes

À Sombra do Colosso

Aprender novas habilidades e melhorar as já adquiridas são os objetivos de muitos profissionais que almejam o sucesso. Uma das formas de consegui-lo é ter alguém que o inspire. Dessa forma, ter um ídolo é uma boa maneira de identificar as habilidades que ainda lhe faltam. Você consegue imaginar ser um Sérgio Prado dos sistemas Linux embarcados? Ou um Sílvio Santos das comunicações?

Entretanto, deve-se ter cuidado com a comparação. Possivelmente, equiparar-se a seu ídolo só lhe trará cobrança e sofrimento. Suas experiências de vida podem ter muito pouco em comum, o que torna a comparação injusta. Assim, é mais adequado procurar alguém que tenha uma vivência mais parecida com a sua e que possa lhe ensinar. É muito provável que você já conheça alguém com esse perfil.

Ainda assim, é preciso que você conheça suas limitações. Mesmo que tente se igualar a alugém mais próximo, isso ainda pode ser uma fonte de estresse. Reserve um tempo para pensar naquilo que você acha que pode atingir e lembre-se sempre de celebrar seus pontos fortes para manter sua autoconfiança em ordem.

Então, tomando seus ídolos, pessoas mais próximas, limitações e fortalezas em conta, permita-se sonhar. Pense naquilo que você mais precisa mudar e comece a imaginar como seria sua vida se isso já fosse realidade. E se você tivesse mais coragem? E se você fosse mais extrovertido? Ou se exercitasse mais? Que tal se tivesse mais tempo livre?

Finalmente, é possível traçar um plano. Pegue seu sonho e divida-o em pequenas metas, que você seja capaz de verificar. Quais são os passos para atingir seu objetivo maior e como você pode verificar cada passo que vai sendo cumprido? Mantenha o foco, tenha disciplina e siga em frente. É possível que você venha a se tornar aquele conhecido que pode ensinar algo. Ou, quem sabe, até um grande ídolo, inspiração para muitos.

Anúncios

3 comentários sobre “À Sombra do Colosso

  1. Lucas,
    Parabéns pelos seus textos, o blog está muito legal (o conheci ontem e já li as últimas 2 páginas!). Neste aspecto de carreira e felicidade Alain de Botton tem um livro fantástico, Desejo de Status, atravessa séculos de filosofia e história para explicar esta obssessão contemporânea por status e poder. Fica a dica de leitura e mais uma vez parabéns pelo blog 🙂

    Curtido por 1 pessoa

    1. Obrigado pela visita, Bernardo, e pelos elogios!

      Opa, vou colocar o “Desejo de Status” na minha lista. Valeu pela indicação!

      Continue ligado no blog e, se tiver alguma sugestão de publicação, por favor, diga-me.

      Abração!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s