Como gerenciar o seu tempo (parte 1)

Esse post é baseado no que tenho aprendido no livro 60 Estratégias Práticas Para Ganhar Mais Tempo, de Christian Barbosa.

Segundo o autor, é necessário classificar as tarefas em urgentes, importantes ou circunstanciais. Ao contrário do que já li em outras fontes, as tarefas urgentes e as importantes devem ser separadas, enquanto as circunstanciais, reduzidas, ou até eliminadas, se possível.

Depois de classificar, um planejamento deve ser feito, utilizando uma ferramenta adequada. A definição de Barbosa de ferramenta adequada é aquela que você sempre carrega, gosta de usar e é prática. Então, se você usa uma agenda de papel, como eu, é melhor começar a levá-la onde quer que vá. Um erro que o autor aponta é separar os compromissos pessoais dos profissionais em ferramentas distintas. Como já fiz isso no passado, reforço que isso é um erro. Sempre que precisei lembrar algum detalhe do trabalho, ou alguma reunião, depois de chegar em casa, não conseguia. Entretanto, se você é uma pessoa mais high-tech que eu, talvez prefira um organizador no celular. Neste caso, Christian recomenda que você encontre um que se integre com suas contas de email e mantenha sua agenda online. Assim, a agenda estará disponível em qualquer dispositivo eletrônico com acesso à Internet e, mesmo sem seu celular (situação muito rara, provavelmente), você conseguirá se manter organizado.

Quando a ferramenta tiver sido escolhida, é hora de planejar. Christian fez diversos experimentos e foi capaz de determinar que planejamentos mais eficientes são feitos semanalmente. Ainda, ele sugere que sejam feitos no domingo para que a semana já se inicie com eficiência. Entretanto, existem períodos em que as atividades urgentes acabam se acumulando e, de acordo com o autor, isso é normal. Nesse caso, não se desespere, mas deixe o planejamento de lado. Pegue uma lista, escreva todas as urgências e priorize-as. Nesse período, não agende novos compromissos e tente delegar tudo o que for possível.

Para mim, foram dicas valiosas, que vieram incrementar meus métodos de organização. Espero ter sido útil e, caso use estratégias diferentes, compartilhe.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s