Status do Grupo de Pesquisa Científica usando Scrum

Nos últimos meses, o grupo definiu que a área de pesquisa seria otimização do uso de energia em redes de sensores sem fios e energy harvesting.

No início da pesquisa, montamos um product backlog (PB), como pede o Scrum, mas ele acabou sendo útil apenas na fase de reunião de surveys relevantes. Após identificarmos os trabalhos relacionados e definirmos a base da nossa pesquisa, acabamos partindo para implementações em MATLAB e o PB foi abandonado.

Entretanto, conseguimos fazer daily meetings, na maior parte das vezes por Skype. Além de mantermos contato, atualizávamos o grupo a respeito das tarefas que estavam sendo desenvolvidas, tirávamos dúvidas uns com os outros e lançávamos novas ideias.

O Google Drive foi uma ferramenta imprescindível para nosso trabalho. Apesar de termos tido que escrever o artigo todo no Google Docs e, depois, convertê-lo para o modelo em Word, suas funções de edição simultânea e sugestões de mudança são fáceis de usar e aumentaram nossa produtividade. Além disso, o Google Drawings, outra ferramenta do conjunto, permitiu que a criação das figuras necessárias fosse muito eficaz.

Creio que tenhamos atingido um resultado razoável. Conseguimos terminar uma versão publicável de um artigo até a primeira deadline do IWT’15, que era 20 de janeiro. Agora, contaremos com a revisão de um professor para melhorarmos os resultados do artigo, uma vez que a deadline passou para 20 de fevereiro.

Assim que esse artigo for submetido, começaremos a implementar sua continuação, incluindo, também, mais referências, quando, então, abriremos a chamada para novos integrantes da equipe.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s