Como escrever uma conclusão

Esse capítulo, provavelmente, será o menor de sua obra. Para começá-lo, revisite o problema geral e a especificação que você se propôs a resolver na introdução. Não utilize as mesmas palavras e forma de apresentação, pois uma simples repetição tira valor do trabalho.

Depois, brevemente, repasse o método utilizado para a solução do problema, citando a teoria apresentada quando possível. Se for pertinente, compare a solução apresentada às outras citadas e teça comentários que demonstrem a conexão de cada parte do texto.

Finalmente, apresente os próximos passos da pesquisa. Ao longo do desenvolvimento da obra, você terá pensado em diversos experimentos diferentes dos feitos e que você não realizou para que esse trabalho chegasse a um fim. Como já ouvi de um professor numa das defesas de mestrado a que assisti: “A dissertação é uma ‘foto’ da sua pesquisa. Ela captura um momento e não seu final.” Se você pensar na pesquisa como algo vivo, que continua a evoluir, seja pelas suas mãos ou pelas de outros pesquisadores, entenderá que essa é sua oportunidade de apontar alguns dos caminhos possíveis para sua continuação. Entretanto, não inicie análises das possíveis propostas futuras ou você estará começando outro trabalho em sua conclusão. Além disso, não apresente conceitos que não são deriváveis dos apresentados e sobre os quais você não falou nada até agora. Uma completa novidade na conclusão será uma informação desconexa que exigirá do leitor uma pesquisa fora do seu trabalho para ser entendida.

Lembre-se de que a introdução e a conclusão são os capítulos que serão lidos, provavelmente, antes de todo o resto. Neste momento, o leitor estará tentando determinar se valerá a pena ler o desenvolvimento, que consiste na maior parte da obra. Assim, capriche na argumentação na introdução e apresente claramente seus resultados na conclusão para que chame a atenção para o trabalho desenvolvido.

Como você costuma estruturar suas conclusões? Você usaria o formato que apresentei?

Anúncios

Um comentário sobre “Como escrever uma conclusão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s