Como definir um tema

Você sabe sobre o que deseja escrever. Você tem preferência por um tema. Mas você tem dúvidas a respeito da qualidade do trabalho que pode fazer.

Já falei sobre o “escrever qualquer coisa”. Escreva sobre aquilo que você gosta. Pegue um papel, um tablet ou sente na frente do computador e comece. Claro que ainda não será um texto científico. Mas o que você esperava? Que, de uma só vez, você começasse o trabalho, citasse as referências que, magicamente, já estão na sua cabeça, gerasse resultados instantâneos e, sem o menor esforço ou dedicação, tirasse as conclusões mais profundas sobre o assunto que acabou de vir à sua mente?

Paciência. E paixão-pesquisa, como diz a Drª Maria Baptista. Um pouco de obsessão faz bem, nesse caso. Mas não demais, pois isso pode acabar com a criatividade, característica fundamental na criação de hipóteses.

Treino. Como disse, nada é de uma hora para outra. Ericsson, segundo esse post, diz que precisamos de dez mil horas para sermos mestres em algo. É um tempo considerável, então é melhor começar o quanto antes.

Troca. Experiências compartilhadas podem despertar pontos de vista. Não conseguimos ver por todos os ângulos. Toda a ajuda é bem vinda. Aproveite as facilidades das redes sociais, blogs, grupos online e o que mais conseguir encontrar.

Determinação. Priorize e siga em frente. Se não conseguir escrever algo em um dia, tente novamente no outro. Persista.

Em que área você precisa definir seu tema? Aproveite para começar a troca de experiências aqui mesmo, nos comentários.

Anúncios

2 comentários sobre “Como definir um tema

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s