DICA: Como Iniciar uma Pesquisa Científica

Encontrei esse post no blog

carolineluvizotto.wordpress.com

Achei pertinente republicá-lo, uma vez que ainda não falei sobre como iniciar a pesquisa, apesar de já ter escrito sobre como quebrar a inércia.

Aproveitem!

Blog Carol Luvizotto

Todo começo é difícil. Elaborar um projeto de pesquisa e dar início à uma pesquisa científica muitas vezes é um trabalho confuso e minucioso. Mas não precisa ser assim!

Este post apresenta uma dica útil para professores orientadores e alunos pesquisadores, de como começar uma pesquisa científica a partir da formulação de uma pergunta inicial. Essa dica foi publicada pelo professor  André Porto Ancona Lopez, autor do Blog Metodologia em Ciência da Informação.

Boa Leitura.

O desenvolvimento de uma pesquisa de cunho científico resulta de uma vontade de conhecer algo. Tal vontade, porém, não se limita a uma simples curiosidade. Deve ser sistematizada e seguir rigorosos procedimentos. A pesquisa em ciência não pode ser limitada à busca de uma solução técnica para um problema. O foco principal reside na tentativa de melhor entender o problema, bem como de compreender os motivos do sucesso (ou do fracasso, se for o caso)…

Ver o post original 162 mais palavras

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s