Como utilizar o Scrum na metodologia científica

Em uma das defesas de mestrado que assisti, um dos professores disse que uma dissertação ou uma tese são uma “foto” da pesquisa em um dado instante. Tê-los escrito não significa que a pesquisa chegou ao fim.

Pensando nisso, perguntei-me por que não utilizar um framework de metodologia ágil, como o Scrum, que comecei a estudar agora, na pesquisa, uma vez que uma de suas características é desenvolver um projeto que não depende de um escopo fechado?

A Equipe Scrum

O orientador poderia acumular os papeis de dono do produto e scrum master. O primeiro, é responsável por fazer uma lista de histórias de usuários, que são as funcionalidades desejadas em um software, e explicá-las. O último, por garantir que a metodologia ágil (e, quem sabe, também a científica) seja obedecida e por retirar impedimentos da equipe de desenvolvimento. Entretanto, como não estamos falando de software, mas de pesquisa, poderíamos ter hipóteses e levantamentos bibliográficos ao invés de funcionalidades.

Os orientados seriam a equipe de desenvolvimento, votando na complexidade de cada história de usuário e dividindo o trabalho para executá-las.

A Reunião Diária

No Scrum, é uma reunião de quinze minutos que ocorre no início do dia, onde os participantes ficam de pé e apresentam o que fizeram, o que vão fazer e se possuem algum impedimento, para que o scrum master possa ajudar a mitigá-lo. Uma reunião entre orientador e orientados no início de cada dia garantiria um acompanhamento ótimo do trabalho dos membros da equipe.

As Sprints

São períodos definidos, de quinze a trinta dias no Scrum, para entregar alguma funcionalidade do software. Na pesquisa, poderia definir o tempo para se provar uma hipótese, escrever um capítulo, reunir bibliografia sobre um assunto, fazer um levantamento de periódicos interessantes para publicação, preparar e fazer uma apresentação, fazer o tutorial de um software que possa ajudar na pesquisa, entre outros.

Os Artigos

Se a cada sprint uma parte da pesquisa for concluída, ao final de algumas delas, poderíamos ter um artigo escrito. Vislumbro ter um artigo pronto a cada dois meses com uma equipe de três orientados e um orientador.

Você tem experiência ou conhece o scrum? Acha que essa ideia poderia dar certo? Crê que minha previsão é otimista demais? Deixe seu comentário no fim da página. Uma produtividade dessas não seria nada mal para um grupo de pesquisa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s