Como começar a escrever seu artigo, dissertação ou tese

Quase sempre, ao sentar na frente de um teclado ou de uma folha em branco, as palavras nos fazem o favor de desaparecer. A distância que as palavras mantêm de nós é proporcional à quantidade delas que precisamos “aprisionar” na tela ou na folha de papel. Entretanto, é possível usar de ajuda, principalmente para começar. Como disse Isaac Newton, “Se pude ver um pouco mais longe, foi porque me apoiei nos ombros de gigantes”.

A primeira coisa necessária para começar a escrever é começar a escrever. Isso mesmo. Não foi um erro de digitação. Porém, seu conhecimento prévio determinará como você será capaz de fazer isso. Digamos que você já leu um bocado de referências diferentes e, mais ou menos, entende um assunto. Nesse caso, escreva. Escreva qualquer coisa. Escreva muito. Não se preocupe com a qualidade agora. Ela deverá vir mais tarde. Agora, se você ainda não entende o suficiente para escrever suas próprias palavras, simplesmente copie. Calma, não sou a favor do plágio. Pelo contrário, condeno quem o comete. Além do mais, nenhum artigo seu será aceito se você copiar. O que quero dizer com isso é que você precisa, primeiro, das palavras sob seu controle. Enquanto elas estão em um livro ou em um artigo, não há o que você possa fazer com elas. Então, experimente copiar um trecho que você julga importante. Junte-o a outro. Continue assim até ter com que trabalhar. Depois, volte e, enquanto relê, troque para suas palavras, tire algumas, coloque outras, conecte os trechos e crie seu próprio texto. Mesmo no primeiro caso, onde você já possui algum domínio do tema, você deve voltar e cortar o que está sobrando, corrigir concordâncias, conectar melhor as ideias e afinar seu texto.

Lembre-se sempre de dar o crédito aos autores das ideias em que você se basear (e não copiar) e, depois de ter atraído as palavras até você, reja-as com destreza para criar suas obras-primas.

Anúncios

5 comentários sobre “Como começar a escrever seu artigo, dissertação ou tese

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s